Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2011 - 17h25

Carros da Toyota serão "amigos" dos motoristas em rede social

Publicidade

DA REUTERS, EM TÓQUIO

A Toyota e a empresa de computação em nuvem Salesforce.com irão desenvolver um serviço de redes sociais que permitirá aos motoristas se tornarem "amigos" de seus carros e receberem lembretes sobre manutenção e outros avisos.

O acordo marca a segunda parceria entre a maior montadora do mundo e uma empresa de software em meses. A Toyota e a Microsoft anunciaram planos no mês passado de levar serviços conectados à internet aos carros da Toyota.

"Serviços de redes sociais estão transformando a interação entre as pessoas e as formas de comunicação", afirmou o presidente da Toyota, Akio Toyoda, em uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente-executivo da Salesforce.com, Marc Benioff, nesta segunda-feira.

"Os automóveis precisam evoluir alinhados com essa transformação", disse Toyoda.

Com a nova rede social, chamada "Toyota Friend", os proprietários dos veículos poderão "conversar" com seus Toyotas como se falassem com um amigo no Twitter ou no Facebook.

O carro teria seu próprio "perfil" e poderia enviar uma mensagem para o telefone do motorista, por exemplo, lembrando que ele deve carregar a bateria do veículo.

O serviço seria uma extensão da rede da Toyota baseada na plataforma Azure de computação em nuvem, que dá a clientes acesso à rede digital de serviços da Toyota, que inclui GPS e multimídia.

O serviço será oferecido primeiramente no Japão com os primeiros carros elétricos movidos a bateria e os híbridos dotados de plugue para carregamento, a serem lançados no ano que vem, afirmou a Toyota.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página