Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2011 - 15h30

Mouse para pessoas com mobilidade reduzida ganha popularidade

Publicidade

DA EFE, EM MADRI

Um mouse virtual único no mundo desenvolvido com tecnologia espanhola que funciona com ligeiros movimentos de cabeça e gestos faciais se expande cada vez mais pelo mundo, especialmente na América Latina, onde já teve mais de 300 mil downloads.

O Headmouse foi desenvolvido pela Universidade de Lleida, em parceria com a empresa Indra e a Fundação Adecco. Segundo seus responsáveis, é uma tecnologia única no mundo, por ser gratuita e altamente eficiente para pessoas com mobilidade reduzida. Para usá-la, basta fazer o download em qualquer computador com webcam.

Além disso, sua utilização não requer aprendizagem prévia, já que seu manejo é muito simples, afirmou à Efe o responsável de tecnologias acessíveis da Indra, Alicia Fernández.

Outras tecnologias com funcionalidades similares no mercado custam aproximadamente US$ 17,2 mil e exigem a aplicação de algum aparelho na face para movimentar o mouse, acrescentou Fernández.

Nos próximos dias, a tecnologia espanhola será apresentada no Panamá, após seu bem-sucedido lançamento no Brasil e em outras nações latino-americanas, como Chile, México, Colômbia e Argentina.

O mouse virtual, com versões em inglês, espanhol, português e italiano, funciona a partir do uso de algoritmos de visão artificial. Uma vez instalado o software no computador e concluído o processo de calibração, o sistema pode realizar funções como clicar e arrastar, por meio de piscadas de olhos ou com a abertura da boca.

Jose Luis Campo, informático portador de uma doença degenerativa, disse à Efe que o Headmouse, que é acompanhado por um teclado virtual, permitiu-o voltar a utilizar o computador, apesar seus problemas de mobilidade. Embora seja um pouco cansativa, declarou Campo, a tecnologia é um grande avanço.

Desde seu lançamento há alguns anos na Espanha, foram incorporadas várias melhorias ao software, que podem ser baixadas no site www.tecnologiasaccesibles.com.

As novas versões possibilitam, por exemplo, que o sistema funcione sem problemas com baixa iluminação, além de oferecerem compatibilidade com um maior número de câmeras, inclusive aquelas incorporadas em computadores portáteis.

O programa também permite, além de digitação e navegação na internet, o uso de aplicações lúdicas e criativas, como pintar e desenhar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página