Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2011 - 16h41

Robôs alemães aprendem a ser mais humanos

Publicidade

DA REUTERS, EM MUNIQUE

Para os robôs comuns, jogar xadrez pode ser fácil se comparado a simples tarefas cotidianas como preparar uma salsicha, mas isso pode estar prestes a mudar graças a um software em desenvolvimento por cientistas na Alemanha.

Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique estão usando algoritmos complexos para ensinar a robôs como aprender com seus erros e realizar atividades que humanos podem fazer com facilidade.

A meta é introduzir capacidades de manipulação, percepção e raciocínio nas máquinas, permitindo que elas aprendam a partir de sua própria experiência. Isso as levaria um novo passo do desenvolvimento da autoconsciência que, até o momento, é exclusiva dos seres humanos.

O processo "exige que (...) eles [os robôs] possam prever as consequências de suas ações antes de executá-las", disse à Reuters o professor de ciências da computação da universidade Michael Beetz.

Modelos de cálculo e mecanismos de controle programados para agir sobre o hardware estão ajudando o robô TUM-Rosie a entender a natureza e a função da colher de cozinha, enquanto seu "colega" TUM-James usa sensores em tempo real para atividades como a de fatiar um pedaço de pão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página