Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2011 - 10h07

Facebook bloqueia outro exportador de contatos

Publicidade

DE SÃO PAULO

O Facebook desativou mais uma ferramenta que permitia ao usuário extrair dados da lista de contatos da rede social. Criado pela Open-Xchange, o serviço exportava os dados dos contatos, que então poderiam ser usados em outros sites sociais.

A Open-Xchange publicou um e-mail que teria recebido do Facebook, que afirma que a ferramenta não respeita alguns dos termos de uso da rede social. "Você não pode usar a lista de amigos fora do nosso site, mesmo que o usuário tenha consentido com esse uso", diz a mensagem, segundo a Open-Xchange.

"Nossa expectativa é que os desenvolvedores não ofereçam experiências inferiores aos usuários", completou a rede social, segundo a empresa que foi bloqueada.

A Open-Xchange alega que o serviço não viola os termos estabelecidos pelo Facebook. "O Facebook não quer que o usuário controle suas próprias informações", disse um Rafael Laguna, executivo-chefe da empresa.

As ferramentas de exportação de contatos ficaram populares com a chegada do Google+, nova rede social do Google. Com os serviços, os usuários podem adicionar automaticamente seus amigos do Facebook na nova rede do Google.

O Facebook já fez uso desse tipo de serviço ao seu favor. Em seu site brasileiro, a rede usava a exportação de dados do Orkut para conquistar mais usuários, mas o serviço foi bloqueado pelo Google, que controla o Orkut.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página