Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2011 - 12h00

No Brasil, Facebook cresce e acirra concorrência com Orkut

Publicidade

AMANDA DEMETRIO
DE SÃO PAULO

O Orkut e o Facebook disputam a liderança do mercado de redes sociais brasileiro usuário a usuário. E a briga anda tão acirrada que cada ferramenta de medição diz uma coisa.

O Alexa.com, que fornece informações relacionadas a sites, coloca o Orkut como o sétimo site mais visitado do país, atrás do Facebook. Mas o Google Trends para sites, usado para o mesmo fim, informa que o Orkut ainda tem mais visitas que o Facebook.

Apesar disso, a tendência mostrada pelo Trends é de queda do Orkut e ascensão do Facebook.

Um terceiro elemento que acirra a disputa é a popularidade dos serviços Windows Live, que traz o MSN Messenger e outros serviços sociais. Em agosto de 2010, por exemplo, os serviços do Windows Live tinham mais visitantes do que o próprio Facebook.

De acordo com a comScore, foram mais de 12 milhões de visitantes únicos ao serviço da Microsoft em agosto de 2010 --na mesma época, o Facebook teve pouco mais de 8 milhões de visitantes.

No mundo inteiro, o Facebook diz ter mais de 750 milhões de usuários, contra 85 milhões do Orkut. O site fundado por Mark Zuckerberg segue crescendo em nível global graças ao seu avanço na América Latina e em países emergentes.

Em maio, o Facebook no Brasil chegou a 19 milhões de usuários, sendo que em abril o número registrado era de 17,1 milhões.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página