Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2011 - 20h04

Número de colaboradoras da Wikipédia é muito baixo

Publicidade

NOAM COHEN
DO "NEW YORK TIMES"

Em apenas dez anos, a Wikipédia atingiu algumas metas notáveis. Mais de 3,5 milhões de artigos em inglês? Feito. Mais de 250 línguas? Claro.

Mas outro número se revelou um obstáculo insuperável para a enciclopédia on-line: pesquisas sugerem que menos de 15% de suas centenas de milhares de colaboradores são mulheres. Sue Gardner, diretora-executiva da Fundação Wikimedia, a organização que dirige a Wikipédia, estabeleceu a meta de aumentar a parcela de colaboradoras de quase 13% para 25% até 2015. Mas ela está correndo contra as tradições do mundo do computador e um reino obsessivamente amante de fatos que é dominado por homens e, alguns poderiam dizer, desconfortável para as mulheres.

Jim Wilson/The New York Times
Sue Gardner, diretora-executiva da Wikimedia Foundation, no escritório da Wikipédia em San Francisco
Sue Gardner, diretora-executiva da Wikimedia Foundation, no escritório da Wikipédia em San Francisco

Seu esforço não é a diversidade pela diversidade, ela diz. "Trata-se de querer garantir que a enciclopédia seja tão boa quanto poderia ser", disse Gardner.

Com tantos temas representados, a disparidade de gêneros, muitas vezes, aparece em termos de ênfase. Um tema geralmente restrito a meninas adolescentes, como braceletes de amizade, pode parecer curto, com quatro parágrafos, comparado com extensos artigos sobre algo que os meninos preferem, como soldados de brinquedo ou cartões de beisebol, cujo extenso verbete inclui uma história cronológica do assunto.

A ideia de que um projeto colaborativo e aberto a todos é tão tendencioso para os homens pode surpreender. Afinal, não há uma equipe executiva dominada por homens, que dê mais ênfase a eles que às mulheres, como pode haver no mundo corporativo.

Mas, por causa de seus primeiros colaboradores, a Wikipédia compartilha muitas características com os hackers, diz Joseph Reagle, um bolsista no Centro Berkman para a Internet e a Sociedade na Universidade Harvard.

Adotar abertura significa ser "aberto a pessoas muito difíceis e altamente conflituosas, até misóginos", ele disse, "por isso é preciso haver uma grande discussão sobre se existe o problema".

Gardner indicou a entrada na Wikipédia de uma de suas autoras preferidas, Pat Barker, que tinha apenas três parágrafos quando ele a encontrou. Barker é uma autora aclamada de romances de tom psicológico, muitos deles ambientados durante a Primeira Guerra Mundial. Ela tem 67 anos e vive na Inglaterra.

Em comparação, Niko Bellic tinha um artigo cerca de cinco vezes maior que o de Barker. Era uma questão de demografia: Bellic é um personagem do videogame Grand Theft Auto IV.

O público procura cada vez mais a Wikipédia como fonte de pesquisa: segundo uma recente pesquisa Pew, a porcentagem de adultos americanos que usam o site para procurar informações aumentou de 25% em fevereiro de 2007 para 42% em maio de 2010. Isso representa 53% dos adultos que usam regularmente a internet. Em todo o mundo, segundo estatísticas da Wikipédia de 2010, 26% dos usuários da internet consultavam a enciclopédia.

Jane Margolis, coautora de um livro sobre sexismo na informática, "Unlocking the Clubhouse" (destrancando o clube), afirma que a Wikipédia vive os mesmos problemas do mundo off-line, onde mulheres "são menos dispostas a declarar suas opiniões em público".

Segundo o Projeto OpEd, que monitora a lacuna de gêneros de colaboradores nos "fóruns públicos de pensamento-liderança" americanos, um índice de participação de aproximadamente 85% de homens para 15% de mulheres é comum --sejam membros do Congresso ou redatores de editoriais do "New York Times" e do "Washington Post".

Gardner disse que, por enquanto, está tentando usar a persuasão sutil e sua fundação para atrair novas colaboradoras para a Wikipédia, em vez de defender medidas específicas como recrutamento ou cotas para mulheres.

Jim Wilson/The New York Times
Sue Gardner, diretora-executiva da Wikimedia Foundation, com James Owen, um assistente
Sue Gardner, diretora-executiva da Wikimedia Foundation, com James Owen, um assistente

Kat Walsh, uma antiga colaboradora da Wikipédia eleita para o conselho da Wikimedia, concordou que iniciativas indiretas causariam menos mal-estar na comunidade da Wikipédia do que esforços mais declarados.

Mas "o grande problema é que a atual comunidade da Wikipédia é o que surgiu deixando as coisas se desenvolverem naturalmente", ela disse. "Tentar influenciá-la em outra direção não é o caminho mais fácil e exige um esforço consciente para mudar."

Às vezes, um esforço consciente funciona. Depois de ver a pequena entrada sobre Barker, Gardner acrescentou informações substanciais. Durante o mesmo tempo, a página de Niko Bellic aumentou apenas algumas frases.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página