Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2011 - 11h35

Segundo especialistas, 'era Google e Facebook' permitirá saída da crise

Publicidade

DA EFE

Os participantes do 2º Congresso Mentes Brilhantes, que acontece em Madri, asseguraram nesta quinta-feira (20) que a era Google e Facebook proporciona uma oportunidade histórica que permitirá a saída da crise.

"A internet já não é uma plataforma de vínculos entre páginas. É uma plataforma de vínculos entre pessoas", disse Bernardo Hernández, responsável mundial de estratégia de mercado do Google, em sua conferência perante o fórum "O ser criativo" do congresso, que desde quarta-feira e até sexta está sendo realizado na capital espanhola.

Um total de 21 cientistas, filósofos e pensadores expõem neste congresso seus pontos de vista sobre suas áreas durante não mais de 21 minutos, o tempo máximo que se considera que a mente humana seja capaz de manter plena atenção.

No painel "Para onde vamos montados na tecnologia?", além de Hernández palestraram Randi Zuckerberg, diretora de marketing internacional do Facebook; Alberto Calero, especialista em aplicação da nova tecnologia da ciência das redes; e o físico Luis Álvarez-Gaumé, diretor do grupo de física teórica do CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), com sede em Genebra.

Dentre outros temas, os conferencistas falaram sobre a revolução fornecida pela internet e pelas redes sociais na sociedade atual, assim como a importância da interconexão para o desenvolvimento do homem do século XXI, a necessidade de assimilar a tecnologia e a velocidade com que esta se transforma.

"A tecnologia está mudando muito e nosso entendimento dessa tecnologia deveria ser cada vez mais veloz", disse Hernández, lembrando que a informação digital é atualmente 20 mil vezes maior que todos os livros escritos em todas as línguas do mundo. Para ele, as redes sociais "já não são mais um canal de comunicação, mas a coluna vertebral do resto dos desenvolvimentos tecnológicos".

Este processo, disse, também reflete no progresso econômico, pois "as interconexões dão lugar a produtos e serviços de grande valor agregado".

"Acho que estamos começando a ver uma mudança profunda em nossa sociedade, simplesmente pelo fato de que ela está 'hiperconectada'", disse Alberto Calero, atual executiv-chefe da France Telecom España, que foi um dos protagonistas nos últimos anos da aplicação da nova tecnologia da ciência das redes à economia e aos negócios.

Como explicou a americana Randi Zuckerberg, o sucesso dos negócios em redes sociais como Facebook e Twitter reside em uma premissa: as pessoas que as utilizam "vivem em público". "Os usuários destas redes sabem que tudo é melhor quando se é social, quando se está conectado", acrescentou.

Para a representante do Facebook, rede que tem mais de 750 milhões de usuários, graças às redes "as gerações jovens estão cada vez mais informadas e pessoas que antes não tinham voz, agora tem".

"Estamos na era Google e Facebook", concluiu Calero, descartando que as redes sociais possam se transformar em um instrumento de ditadores, pois elas são a melhor demonstração do que é um coletivo social e que juntas, "as pessoas não são tão facilmente controláveis".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página