Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2011 - 17h49

Ameaça para Mac rouba dados e extrai dinheiro virtual

Publicidade

DE SÃO PAULO

Um novo malware (software malicioso) para Mac pode usar o computador infectado para produzir dinheiro virtual, além de roubar dados nele armazenados. Segundo a empresa de segurança Intego, a ameaça foi encontrada em vários aplicativos distribuídos via BitTorrent.

A Intego avisa: "Este malware é complexo e desempenha muitas operações. É uma combinação de vários tipos de malware: é um cavalo-de-troia, pois está escondido dentro de outros aplicativos; é um backdoor, pois abre portas e pode aceitar comandos de servidores de controle e comando; é um stealer, pois rouba dados e dinheiro virtual Bitcoin; e é um spyware, pois envia dados pessoais a servidores remotos".

O malware, batizado de DevilRobber.A pela empresa, tenta gravar informações de histórico, credenciais e carteira virtual Bitcoin. Além disso, ele faz varreduras pela rede local do Mac e buscas por pornografia infantil, entre outras tarefas.

O Bitcoin é uma moeda virtual livre do controle de instituições financeiras. O sistema permite que usuários usem poder de processamento de seus computadores para "extrair" Bitcoins, por meio de um método chamado de "mineração" (mining). O DevilRobber usa a CPU (processador central) e a GPU (processador gráfico) do computador infectado para fazer mineração de Bitcoin.

Para saber mais sobre o Bitcoin, clique aqui e leia a matéria "Moeda virtual cresce e começa a gerar polêmicas".

A Intego informa que o malware não está muito disseminado e faz as recomendações de praxe: evitar fazer download de sites não confiáveis e trackers BitTorrent que distribuem software ilegalmente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página