Pesquisa Datafolha influencia estratégia das marcas

O ranking criado pelo Top of Mind representa a consolidação e a importância das marcas para a economia brasileira, defendem entidades de setores produtivos que estão entre as categorias pesquisadas pelo Datafolha.

Uma das categorias que fazem parte da pesquisa desde sua criação, em 1991, é a de marca de carro.

Alarico Assumpção Junior, presidente da Fenabrave (que representa concessionárias), diz que, diante da maior oferta de marcas e produtos, manter um nome na lembrança do público ajuda nas vendas."A força da marca é importante num mercado cada vez mais competitivo", diz.

Divulgação
Alarico Assumpção Junior, presidente da Fenabrave

A categoria companhia aérea foi criada em 1993. "Nos últimos 15 anos, a aviação deixou de ser um modal de pouco mais de 20 milhões de passageiros e passou a transportar 100 milhões, transformando-se em um modal de transporte de massa", afirma Eduardo Sanovicz, presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).

"Fazer parte do Top of Mind significa mais um motivo para seguir com o compromisso de qualidade do serviço, de pontualidade, além da manutenção de programas que procuram ampliar essa inclusão."

Divulgação
Eduardo Sanovicz, presidente da Abear

Criada em 2012, a categoria higiene é uma das maiores pesquisadas, atualmente com 30 produtos. O prêmio, diz João Carlos Basílio, presidente da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), funciona como um "balizador" da estratégia de marketing."Esse é um prêmio que mede o trabalho da comunicação como um todo", diz.

Basílio lembra que, dentre os setores industriais, o de higiene e beleza é um dos que mais investem em publicidade. "Mais do que a indústria automobilística, com faturamento superior ao nosso." Em média, as indústrias do setor de higiene pessoal e beleza investem 30% do faturamento bianual em inovação e lançamento de produtos.

"Temos uma grande necessidade de estar na mídia para comunicar as novidades e buscar agregar valor às inovações", afirma Basílio.

Os vencedores do prêmio Folha Top of Mind serão conhecidos na terça-feira (25), em uma cerimônia para convidados. No dia seguinte, a revista com todos os vencedores acompanha a edição da Folha em todo o país.

A pesquisa deste ano é a maior já realizada, tanto em número de pessoas entrevistadas quanto de categorias.

Publicidade
Publicidade