Prêmio mostra força dos produtos, dizem estreantes

Ter a marca mais lembrada na edição de estreia de uma categoria tem sabor especial para as empresas que não contavam com um parâmetro de avaliação de seu desempenho tão abrangente quanto o Top of Mind.

Em 2016, por exemplo, pela primeira vez o Datafolha perguntou aos brasileiros "Qual é a primeira marca de Maquiagem que lhe vem à cabeça?" —12% das respostas foram Avon. No total, foram 15 novidades em relação à pesquisa anterior.

"Ser Top of Mind é o principal indicador para a compra de um produto. Nossas pesquisas internas mostravam que estávamos no Top of Mind, mas ter o reconhecimento do prêmio e do público em geral é muito importante", diz David Legher, presidente da Avon. "Inauguramos a categoria Maquiagem e vamos trabalhar para seguir campeões por muitos anos."

Para o executivo, o prêmio funciona como motivação e ajuda a empresa e as revendedoras da marca a "sentirem ainda mais orgulho", motivarem-se e terem segurança para vender os produtos.

Campeã pelo segundo ano da categoria Requeijão, ao lado da Nestlé, Vigor também liderou a estreante Iogurte Grego, empatada com Danone.

"O prêmio mostra o poder da nossa comunicação e do produto. Em 2015, ganhamos como Requeijão. Neste ano, como iogurte grego, não tinha pra ninguém", brinca Anne Napoli, diretora de marketing da Vigor.

Quem também comemora, e muito, o resultado da pesquisa são as agências de propaganda.

"Ter o consumidor falando é muito especial. É o melhor resultado que uma marca pode ter. O consumidor valida o trabalho de construção de uma marca", diz o copresidente da Leo Burnett, Márcio Toscani. "E ter três clientes: Fiat, Kellog's e Samsung levando tantos prêmios, valida o nosso trabalho."

Kellogg's estreou como Cereal Matinal, empatado com Sucrilhos, Nescau e Nestlé.

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