Agências comemoram prêmios recebidos no Top of Mind

"Para estar na cabeça do consumidor, não basta investir em exposição de marca, é preciso sair do lugar comum na comunicação", avalia Filipe Bartholomeu, vice-presidente executivo de Operação e Negócios da Almap BBDO, agência com mais clientes vencedores do Top of Mind: VW, Gol, Visa, Bradesco Seguro e Baygon.

Segundo o executivo, a agência encarou como um grande desafio fazer a Volkswagen recuperar o posto de líder no Top of Mind, posição perdida para a Fiat no ano passado. "Mudamos a comunicação para trazer uma ótica mais pessoal e mais próxima da vida das pessoas e mostrando o que a tecnologia pode fazer por elas. Reagimos e acredito que o prêmio reflete essa mudança." Com a nova estratégia, a marca levou não apenas a liderança entre os Carros, mas venceu ainda o Top Performance, pelo salto de 23% para 26% na lembrança do consumidor na pesquisa Top of Mind.

Para o presidente da Y&R, David Laloum, que subiu ao palco durante a Premiação do Top of Mind com os clientes Casas Bahia, Honda e Vivo, ser a marca mais lembrada é um atributo que tem ganhado cada vez mais relevância. "Em um ambiente de déficit de atenção generalizado, de multiplicação de meios, produtos, serviços e ofertas, a questão da notoriedade de marca se torna cada vez mais essencial para gerar relevância e preferência na hora da compra."

Marcio Oliveira, presidente da Lew'Lara, cujo cliente Risqué venceu na categoria Esmaltes e Top Feminino, ressaltou a importância da inclusão de novas categorias e também do destaque às marcas regionais.

"O peso das categorias regionais é imenso e nos lembra que temos vários Brasis, com vários tipos de consumidores absolutamente diferentes daqueles que estão à nossa volta", disse Oliveira, ressaltando a importância da lembrança de marca para os negócios. "É importante também ter mais categorias, pois elas representam a segmentação que acontece no dia a dia do consumidor." A agência também divide, com outras agências, o atendimento das marcas Top Banco do Brasil e Porto Seguro.

Para Márcio Toscani, copresidente da LeoBurnett, receber o Top of Mind é o reconhecimento de todo um trabalho de marketing e comunicação. "Não há prêmio mais importante para as marcas. É o troféu que todos querem: o do reconhecimento do público." A agência tem três clientes Top: Kellogg's, Samsung e Extra.

Para a copresidente da Publicis, Miriam Shirley, a animação das equipes de marketing das empresas Top of Mind durante a premiação é a melhor evidência de como ser a marca mais lembrada é fundamental para os negócios.

"É só ver a alegria dos clientes, a animação das torcidas. Quem não quer ser top?". Ao lado de Eduardo Lorenzi, também copresidente da Publicis, a agência subiu ao palco para celebrar os prêmios das marcas CVC, Ninho (duas vezes), Carrefour e Medley.

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