Pacotes de viagens customizados são aposta da CVC para reforçar a marca na memória do brasileiro

Operadora de viagem fundada em 1972 em Santo André, em São Paulo, a CVC é uma das marcas que mais voam entre as vencedoras da Folha Top of Mind, conquistando, nos últimos sete anos, a posição de agência mais lembrada pelos brasileiros, segundo pesquisa do Datafolha.

Com 46 anos de história, a rede possui franquias em todas as regiões do país e oferece pacotes aéreos, terrestres e marítimos para destinos brasileiros e internacionais. Hoje, opera também com pacotes de intercâmbio –há opções de cursos de idiomas em países como Canadá, Alemanha, Estados Unidos, Nova Zelândia e África do Sul.

Na liderança da categoria Top Agência de Viagem desde 2011, a CVC alcançou, no ano passado, 18% das menções dos entrevistados. Teve destaque, principalmente, entre as classes A e B (36%) e entre os mais escolarizados (42%).

O diretor de marketing da CVC, Marcelo Oste, fala sobre a importância do prêmio e do planejamento da empresa, do sonho da primeira viagem dos brasileiros e o que fazem para ser uma marca Folha Top of Mind.

Divulgação
Marcelo Oste, diretor de marketing da CVC
Marcelo Oste, diretor de marketing da CVC

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Folha Top of Mind - Há sete anos, a CVC é a agência de viagem mais lembrada do país, segundo o Datafolha. Qual é a importância para uma empresa ser Top of Mind?
Marcelo Oste - Trata-se de uma grande conquista para a história da marca CVC. Nestes 46 anos, a empresa vem investindo na comunicação com seus diferentes públicos. Como resultado, hoje a CVC é uma marca consolidada, sólida e que tem credibilidade junto aos consumidores de todos os perfis e classes sociais do Brasil.

Manter-se invicta na premiação reflete o compromisso da operadora em atender e superar as expectativas do nosso consumidor e denota, inclusive, que a companhia tem uma longa trajetória de assertividade na maneira que conduz seus negócios e estratégias no Brasil.

Nos últimos três anos, o índice de lembrança da CVC variou entre 18% e 21%. Como a empresa enxerga esse percentual?
É muito relevante para a companhia porque representa algo em torno de 40 milhões de brasileiros. É muito bom estar nessa posição, mas nos mostra que ainda há muito a ser conquistado. Sabemos que do universo de respondentes da pesquisa, categoria turismo tem um índice mais baixo por ser um serviço ainda restrito a boa parte da população brasileira, se comparada a de produtos de consumo diário.

No entanto, há mais de 40 anos a CVC se dedica para tornar o sonho da viagem possível -tanto para quem nunca viajou como para aqueles que sonham em conhecer outras localidades do mundo.

Como o prêmio muda as estratégias de ação da empresa? Cite algum exemplo de mudança em decorrência de resultados da pesquisa Datafolha.
O Brasil é um país de dimensões continentais e sabemos que existem diferenças culturais em cada região. A pesquisa Folha Top of Mind nos apresenta um retrato fiel do perfil dos consumidores por regiões, que nos traz inclusive um retrato regional, entendendo melhor o público e a mídia relevante para aumentar a lembrança da marca e reforçar os seus diferenciais.

Para citar um exemplo, a partir do levantamento dos dados do Datafolha, reforçamos as ações de marca na região Nordeste. Cruzamos os dados com o perfil dos consumidores e decidimos patrocinar um dos principais campeonatos regional de futebol.

Na sua avaliação, quais são os principais componentes que ajudam a marca ser lembrada pelos brasileiros e, portanto, se tornar uma marca Top of Mind?
Os componentes mais importantes são, sem dúvida, a credibilidade e confiança que a marca transmite; bem como sua presença em todo o território nacional, sendo uma marca acessível, tanto do ponto de vista de oferecer atendimento e assistência ininterrupta ao cliente, como também do ponto de vista financeiro, uma vez que é reconhecida pelo público como uma marca que facilita pagamento e que oferece viagens que cabem no bolso do viajante.

Esses são atributos que reforçamos praticamente de forma ininterrupta, diariamente, em nossas campanhas promocionais e/ou de branding. Estamos sempre de olho no consumidor, investindo em mídia —afinal quem não é visto, não é lembrado—, ampliando o portfólio de destinos e produtos para atender todos os perfis de viajantes, prestando um serviço com qualidade seguindo o mais alto padrão do mercado, além, claro, de trazer maneiras para a viagem caber no bolso do consumidor, seja com promoções, parcelamento em até 12 vezes, pagamento via boleto bancário e, mais recentemente, aceitando pontos Livelo [programa de acúmulo de pontos de cartões de crédito] como meio de pagamento para tornar realidade o sonho da viagem.

Quais medidas, na sua opinião, são importantes para que uma empresa continue sendo Top of Mind?
A nossa comunicação visa mostrar que a viagem cabe no orçamento familiar e que o cliente que busca mais liberdade na hora de viajar também pode customizar a sua viagem de acordo com o seu orçamento e sua preferência, uma vez que a CVC não somente oferece produtos empacotados.

Hoje, por exemplo, mais de 75% das vendas da operadora já é formada por pacotes customizados, em que o cliente monta a viagem, agregando serviços turísticos combinados ou adquiridos de forma avulsa, como passeios, diárias de hospedagem, locação de carro, seguro viagem e assim por diante.

Desta forma, estamos sempre comunicando aos nossos clientes que viajar é possível, seguro e prazeroso. E que, com a CVC, você viaja tranquilo.

Quais são as principais estratégias da empresa para se conectar com o público e ser a marca mais lembrada pelos consumidores?
Nossa linha de trabalho tem como foco antever tendências e enfatizar aos consumidores as facilidades de viajar pelo Brasil e pelo mundo, com serviços e assistência que atendam às necessidades e anseios de diferentes públicos, além de outras características que diferenciam nosso modelo de negócio.

A qualidade do atendimento oferecido, a confiabilidade de nossa marca, bem como a oferecer o parcelamento de viagens em 12 vezes e desenvolver produtos turísticos que cabem no bolso do consumidor, certamente, fazem toda a diferença.

No ano passado, 46% dos entrevistados que citaram a CVC estavam entre os mais ricos, com mais de 10 salários mínimos. A pesquisa também mostra a aceitação da marca por sexo, classes sociais e idade. Como a empresa trabalha com essas informações?
A CVC segue a sua tradição de renovar e investir constantemente na marca para conquistar novos consumidores. O dado mostra o quanto a nossa marca tem aderência e também é bem aceita junto ao público classe A, mas também nos mostra que tem muito mercado a conquistar e muito consumidor a embarcar.

Hoje, a população que mais viaja está nas regiões Sul e Sudeste e são os com maior renda se comparada às outras regiões do país e, de acordo com os dados da pesquisa Datafolha, a CVC é a mais lembrada pelos consumidores de todas as classes.

A CVC tem hoje um portfólio amplo que vai desde uma viagem de fim de semana em uma localidade próxima à cidade de origem quanto a roteiros em formato de circuitos pela Europa com duração de 15, 20 dias, ou cruzeiros de volta ao mundo, por exemplo.

Quais são os principais destinos que a CVC irá apostar neste fim de ano?
O fim do ano é sempre aquecido para o setor de viagens a lazer porque por coincidir com o período das férias escolares, as famílias preferem viajar neste período, até mesmo por ser verão e, muitas vezes, por terem apenas essa opção para conciliar as férias com a pausa escolar.

Uma das tendências que percebemos é que, hoje em dia, as famílias também já consideram o Natal como opção para fazer viagens e não apenas o Réveillon. Investimos na promoção de todos os destinos, mas com maior foco no sazonal, como a temporada de cruzeiros, um formato de viagem que caiu no gosto dos brasileiros, e os hotéis all Inclusive no Brasil e na região do Caribe.

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