Publicidade
Publicidade
Reaberta em NY a casa onde Edgar Allan Poe passou os últimos anos
DA FRANCE PRESSE
A casa onde o escritor americano Edgar Allan Poe passou os últimos anos, e onde criou alguns de seus livros mais famosos, acaba de ser reaberta no Bronx (norte de Nova York) depois de mais de um ano de trabalhos de reforma.
Poe, mestre do gótico e do horror, considerado o criador das histórias policiais, viveu em uma casa de madeira no que era então a aldeia de Fordham, periferia de Nova York, entre 1846 e 1849, quando morreu em circunstâncias misteriosas, com apenas 40 anos de idade.
A casa, conhecida como "Edgar Allan Poe Cottage" esteve fechada por mais de um ano para obras, nas quais foram utilizadas "técnicas tradicionais" para devolver o aspecto original, explicou Neil Ralley, um dos guias da propriedade, administrada pela Sociedade Histórica do Bronx desde 1975.
"Poe era pobre. O que veem aqui era a casa de alguém que pertencia provavelmente à classe trabalhadora", disse Ralley.
A casa, de dois andares, teto rebaixado com pequenas janelas, está decorada com mobiliário da época, sendo conservados apenas dois elementos originais usados pelos Poe: uma cadeira de balanço e a cama na qual morreu a esposa do escritor.
| Zoirusha/Domínio Público | ||
![]() |
||
| Casa em que viveu o escritor Edgar Alan Poe no bairro do Bronx, em Nova York |
Depois de passar vários anos na Filadélfia (nordeste dos EUA), Poe mudou-se para Nova York em 1844 com a mulher Virginia Clemm (com quem se casou quando ela tinha apenas 13 anos) e sua sogra Maria.
Mas, com Virginia atacada pela turberculose, Poe decidiu levar a família para o Bronx em 1846, em busca de um clima melhor, apesar de ela não ter resistido à doença, falecendo em janeiro de 1847.
Nos cerca de três anos que passou na casa, o escritor produziu algumas de suas obras mais famosas como os poemas "Annabel Lee" - homenagem a Virginia -, o conto "O barril de amontillado" e o ensaio "A Filosofia da Composição".
Em outubro de 1849, Poe morreu em Baltimore (também no nordeste dos EUA).
Como parte do projeto de renovação do lugar, foi levantado junto à casa o Poe Park Visitors Center, uma moderna construção em forma de V com grandes janelas, projetada pelo arquiteto Toshiko Mori.
+ Canais
+ Notícias em Turismo
- No Egito, Alexandria conserva herança histórica e intelectual
- Veja pacotes para passar o fim do ano em praias brasileiras
- Veja sites que podem ajudar em viagem a Belo Horizonte
- Exposição na Suíça mostra que informação demais pode provocar doenças
Livraria
- Inglês e mais 7 línguas em lições de 15 min, com livro e CD. Desconto de 30%!
- Autor conta história de pratos bizarros servidos em Paris; ouça
- Guias apresentam maravilhas da natureza escolhidas pelo público
- Tire fotos na Abadia real e veja curiosidades de famosos em Londres
- Dicionário Houaiss de R$ 269,00 por R$ 193,00
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Veja oito motivos gastronômicos para visitar o Reino Unido
- Prefeitura de Veneza lança projeto de preservação da praça São Marcos
- Veja o que é proibido levar na bagagem de mão em viagens de avião
- São Luiz do Paraitinga (SP) deve receber 30 mil visitantes para Festa do Divino
- O que a situação econômica da Grécia pode significar para as suas férias?
+ Comentadas
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.









Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV