Publicidade
Publicidade
Vaticano mostra meteorito de Marte em exposição de astronomia em Pisa
DA EFE
Um meteorito proveniente de Marte, minerais trazidos da Lua, telescópios do século 19 e astrolábios do século 17 formam a exposição "Histórias do outro mundo. O Universo dentro e fora de nós", que será inaugurada em Pisa, norte da Itália, a partir do dia 10 de março.
A exposição, apresentada nesta quinta-feira no Vaticano, foi organizada pela Specola Vaticana, o Observatório Astronômico do Vaticano, e pelo Instituto Nacional de Física Nuclear Italiano. A mostra será apresentada no Palacio Blu, em Pisa, a cidade toscana onde nasceu Galileu Galilei.
"Se quiser ver Marte, vá a Pisa", afirmou nesta quinta-feira o jesuíta José Gabriel Funes, diretor da Specola Vaticana, que assegurou que a mostra busca contar a história do Universo, desde as partículas que formam os átomos do corpo até as distantes galáxias.
Segundo o astrônomo, os destaques da exposição passam por um meteorito encontrado no Egito, que supostamente provém de Marte, assim como outros provenientes da Lua e outros materiais vindos do espaço.
Funes também contou que o papa Bento XVI já viu o meteorito quando visitou a sede da Specola, situada nos arredores de Castel Gandolfo, um município a cerca de 30 quilômetros ao sul de Roma.
Segundo Funes, a exposição será realizada em Pisa pelo fato da cidade ser a terra natal de Galileu e também do cardeal Pietro Maffi, um apaixonado pela astronomia e principal responsável pela renovação do observatório. Maffi foi nomeado presidente da Specola pelo papa Pio X em 1904.
A exposição, que ficará aberta de 10 de março até 1º de julho, "conduzirá o visitante por uma interessante viagem pelo nosso sistema solar", como descreve Cosimo Bracci Torsi, presidente da Fundação Palacio Blu.
| Franco Silvi/Efe | ||
![]() |
||
| Vista da torre de Pisa; cidade italiana terá exposição com meteorito de Marte |
+ Canais
+ notícias em Turismo
- Veja como driblar o menu padronizado em viagens de avião
- Saiba como é o preparo das refeições servidas em voos
- Veja dicas para aproveitar as Olimpíadas de Londres sem gastar muito
Livraria
- Inglês e mais 7 línguas em lições de 15 min, com livro e CD. Desconto de 30%!
- Autor conta história de pratos bizarros servidos em Paris; ouça
- Guias apresentam maravilhas da natureza escolhidas pelo público
- Tire fotos na Abadia real e veja curiosidades de famosos em Londres
- Dicionário Houaiss de R$ 269,00 por R$ 193,00
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Veja oito motivos gastronômicos para visitar o Reino Unido
- Sites ajudam a fazer viagens com crianças
- O que a situação econômica da Grécia pode significar para as suas férias?
- Festival de compras em Istambul terá descontos em shoppings e lojas de rua
- Turismo no Irã encontra fé, cultura e história
+ Comentadas
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.









Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV