Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2012 - 12h16

Blogs dão cor local a destinos e ajudam turista a evitar furadas

DE SÃO PAULO

Não é difícil encontrar gente que faz as malas, sai em uma viagem e relata seu percurso em um blog na internet, seja por gostar de escrever ou para deixar amigos e parentes informados.

Os blogs podem ajudar o visitante a programar o passeio, economizar tempo e evitar roubadas. Por isso, a Folha selecionou sete páginas feitas por brasileiros que contêm boas dicas para turistas.

É o caso do Matraqueando (www.matraqueando.com.br ), que apresenta roteiros por diversas partes do mundo, mas com enfoque em destinos urbanos na América do Sul. Também há boas informações sobre restaurantes e compras, em especial em destinos brasileiros.

Já o leitor que procura um relato menos parecido com um guia pode consultar A Turista Acidental (www.aturistaacidental.com.br ). Os textos, mais soltos, reúnem impressões sobre destinos como Havana e Índia, sobre lugares insólitos, como um museu medieval em Nova York, ou sobre um culto sufi.

Vale atentar também para as muitas fotografias, de qualidade profissional, que preenchem a página.

Há blogs que, em vez de cobrirem o mundo, se concentram em uma só localidade -como, por exemplo, o Buenos Aires, Queridos (myvillacrespo.com ), focado na capital argentina.

Escrito por uma brasileira residente na cidade, discorre sobre os restaurantes, os parques e os aeroportos do lugar, bem como conversas de rua, modas e até o que passa na televisão argentina.

A maior atenção está no bairro de Villa Crespo, onde há grande concentração de outlets -e onde a blogueira abriu um hotel. É necessário certo distanciamento, portanto, para julgar suas dicas de acomodação.

A mesma proposta local é seguida pelo Conexão Paris (www.conexaoparis.com.br ). Mais uma vez, há informações bastante úteis, como câmbio, aluguel de carro e opções de hospedagem, para quem deseja se aventurar pela Cidade Luz.

Reprodução
Página do blog Conexão Paris, que reúne informações sobre a capital francesa
Página do blog Conexão Paris, com dicas sobre a cidade

O clima parisiense pode ser sentido nas recomendações de exposições e de músicas, mas o ponto forte da página é, mesmo, o estômago: especialmente para os que não falam francês, pode ser produtivo pesquisar sobre bistrôs por lá, para saber, por exemplo, diferenciar um lugar que serve produtos frescos de outro que usa congelados.

AMADORES
Entre blogs com aspecto menos profissional, mas que contam boas histórias, valem o clique o Viajo, Logo Existo (viajologoexisto.wordpress.com ) e o Nós no Mundo (www.nosnomundo.com.br ). Amadores no melhor sentido da palavra, seus escritores privilegiam suas próprias experiências.

Na mesma linha, o bem-humorado Quatro Cantos do Mundo (quatrocantosdomundo.wordpress.com ) vale mais pelas reflexões sobre o ato de viajar do que pelos próprios destinos sobre os quais discorre.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página