Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2012 - 17h40

Mostra comemora 90 anos da Semana de Arte Moderna em SP

DE SÃO PAULO

A exposição "90 anos depois - A Semana de Arte Moderna" abre amanhã no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A mostra gratuita acontece em comemoração aos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, e apresenta até o dia 29 de julho 80 obras do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, órgão vinculado à Secretaria da Casa Civil.

Entre os destaques da mostra estão o quadro "A Ventania" (1915), de Anita Malfatti, e a pintura ícone da cidade de São Paulo, "Operários" (1933), de Tarsila do Amaral. Segundo a curadoria, estão presentes não apenas obras do período modernista, mas também outras com características que remetam à Semana de 22.

Daniel Marenco/Folhapress
Obra "Operários", de Tarsila do Amaral, presente na exposição
Obra "Operários", de Tarsila do Amaral, presente na exposição

Entre os aristas expostos estão Pedro Alexandrino, Eliseu Visconti, Vitor Brecheret, John Graz, Rego Monteiro, Di Cavalcanti, Antonio Gomide, Ernesto De Fiori, Francisco Rebolo, Antonio Rocco, Benedicto Calixto, Bonadei, Mário Zanini, Pennacchi, Pancetti, Volpi, Bruno Giorgi, Cícero Dias, Clóvis Graciano, Flávio de Carvalho, Guignard, Ismael Nery e Lívio Abramo.

A Semana de Arte Moderna de 1922 ocorreu entre 13 e 17 de fevereiro, no Teatro Municipal de São Paulo. O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, a arte plástica exibida em telas e esculturas e maquetes de arquitetura com desenhos arrojados e modernos.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página