Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2012 - 07h36

Manuscrito original do primeiro livro de Harry Potter é exposto em Londres

DA EFE

O manuscrito original do primeiro volume da série de ficção Harry Potter será exibido ao público a partir desta sexta-feira (11) como parte de uma exposição sobre literatura inglesa bem próxima da estação londrina de King's Cross, descrita na história como o local de onde partia o "Expresso de Hogwarts".

O exemplar poderá ser visto até o dia 25 de setembro na Biblioteca Britânica, por ocasião da exposição "Writing Britain Wastelands to Wonderlands" ("Escrevendo de terrenos baldios a paraísos britânicos", em tradução livre), que percorre a influência das paisagens do Reino Unido sobre a literatura do país, através de cartas, mapas, poemas, manuscritos e desenhos.

O original de "Harry Potter e a Pedra Filosofal", da escritora J.K.Rowling, dividirá espaço com um manuscrito de "O Estranho Caso do Doutor Jekyll e Mr Hyde" de Robert Louis Stevenson, um desenho feito pelo escritor JRR Tolkien para "O Hobbit", e uma cópia do poema "Sir Gawain e o Cavaleiro Verde", que data do século 14.

A exposição também inclui o texto original da canção de John Lennon "In My Life", na qual o ex-Beattle descreve uma viagem de ônibus desde a casa de sua família até o centro de Liverpool, sua cidade natal.

Alastair Grant/Associated Press
A autora da série Harry Potter, J.K. Rowling, segura o livro "Harry Potter e o Cálice de Fogo"
A autora da série Harry Potter, J.K. Rowling, segura um dos livros da saga do bruxo

"Writing Britain celebra a incrível coleção de grandes trabalhos literários da Biblioteca Britânica, que começa mais de mil anos atrás até o presente", explicou Jamie Andrews, chefe de inglês da biblioteca.

"Estamos muito emocionados de compartilhar a riqueza literária deste país e explorar como escritores, desde William Blake até Angela Carter, ajudaram a formar a percepção nacional de nossas paisagens e arredores", ressaltou Andrews.

"Estes raros e únicos artigos - afirmou - apresentam uma nova e fascinante visão do pensamento criativo por trás de romances, poemas e ilustrações icônicas do Reino Unido".

A saga do jovem mago vendeu mais de 450 milhões de cópias e foi traduzida para 74 idiomas. Após o êxito da série, J.K. Rowling publicará este ano seu primeiro romance dirigido a leitores adultos com o título "The Casual Vacancy".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

TV Smart TV Smart HDMI, LED, Full HD a partir de R$ 999,99

Refrigerador Refrigerador Side By Side, Duplex, Frost Free a partir de R$ 849,00

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página