Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2012 - 07h00

Conheça parques com temas estranhos

DE SÃO PAULO

Quando se fala em parque temático, os grandes empreendimentos de Orlando são os primeiros a serem lembrados. Mas há parques menores dedicados a temas bem mais estranhos que os personagens da Disney ou espetáculos com animais marinhos.

Um exemplo é a Hacienda Napoles, a 165 km de Medellín, na Colômbia.
Com zoológico, brinquedos aquáticos, locais de hospedagem e estátuas de dinossauros, tem como pano de fundo o traficante Pablo Escobar (1949-1993), que ali construiu seu parque de diversões particular, com pista de aterrissagem e várias espécies de animais exóticos.

Após a morte de Escobar, o local passou para as mãos do governo colombiano, e, após um período de indecisão sobre seu fim -em que vários animais morreram-, foi transformado em parque temático.

Reprodução
Site do parque Jeju Loveland, na Coreia
Site do parque Jeju Loveland, na Coreia

Quem busca um tema mais leve pode visitar um dos quatro parques Diggerland, em Devon, Durham, Yorkshire e Kent, na Inglaterra, que têm como tema... maquinário de construção.

Crianças e adultos podem andar e operar escavadeiras e tratores reais, além de andar em brinquedos inspirados nas máquinas. Alguns eventos, como corridas de escavadeiras, são apenas para maiores de 17 anos.

Já o Gruto Parkas, a 120 km de Vilna, capital da Lituânia, é dedicado a estátuas da era soviética. Apelidado de "mundo de Stálin", abriga as imagens de líderes soviéticos que foram desmanteladas após a independência do país.

Dollywood, no Estado norte-americano do Tennessee, tem como principal personagem a cantora de country Dolly Parton.
O empreendimento é dividido em duas áreas: Dollywood em si e Dollywood Splash Country, parque aquático com tobogãs e corredeiras para relaxar em boias.

No primeiro, entre montanhas-russas e casas de show -espetáculos musicais são parte importante da diversão ali-, há o ônibus que levou Dolly Parton em tours.
Já o Jeju Love Land, na Coreia do Sul, é totalmente dedicado ao sexo, com estátuas eróticas dignas de figurar no "Kama Sutra".

Por fim, o Bonbon Land, na Dinamarca, apresenta personagens infantis com uma pitada de escatologia. Um dos brinquedos, por exemplo, traz um cachorro com problemas de flatulência.

E vem mais por aí. Na França, o prefeito de uma pequena cidade anunciou planos de um parque temático sobre Napoleão Bonaparte!

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página