Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2012 - 07h00

Descubra seu festival preferido e inclua-o em roteiro à Europa

DE SÃO PAULO

Julho marca a chegada oficial do verão no hemisfério Norte, e, com ele, a temporada dos grandes festivais de música europeus.

Quem tem viagem marcada para lá neste mês, e principalmente em agosto, pode aproveitar para participar de um deles -basta alguma pesquisa na internet para saber qual se encaixa no roteiro.

Os mais famosos são os festivais ao ar livre do Reino Unido. O site The Festival Calendar (www.thefestivalcalendar.co.uk ) traz uma programação detalhada, embora um tanto confusa, dos megafestivais de verão britânicos.

Um dos mais tradicionais é o Reading (www.readingfestival.co.uk ), de 24 a 26 de agosto, na cidade inglesa de mesmo nome. Entre as atrações desta edição estão The Cure, Kasabian, Foo Fighters e Kaiser Chiefs.

Outro festival conhecido é o de Leeds (www.leedsfestival.co.uk ), nos mesmos dias e basicamente com as mesmas atrações de Reading.

Yui Mok - 26.ago.11/Associated Press
Garota se diverte na lama no festival de Reading, que traz Kasabian e The Cure neste ano
Garota se diverte na lama no festival de Reading, que traz Kasabian e The Cure neste ano

O V Festival (www.vfestival.com ) ocorre em dois locais, em Hylands Park, perto de Chelmsford, e Weston Park, na área de Birmingham. Nos dias 18 e 19 de agosto, passam por lá Stone Roses, Noel Gallagher e seus High Flying Birds, The Killers e Snow Patrol, entre outros.

O Creamfields (www.creamfields.com ), também de 24 a 26 de agosto, em Daresbury, Cheshire, traz David Guetta, The Chemical Brothers, Paul Van Dyk e Tiësto. Já a versão espanhola (www.creamfields-andalucia.com ), na Andaluzia, ocorre em 10 e 11 de agosto.

Ainda no país, o festival de Benicàssim (fiberfib.com ), de 12 a 15 de julho, tem um "line-up" de peso, com Bob Dylan, Florence and the Machine, New Order e Stone Roses.

Quem estiver na França em agosto pode aproveitar o Rock en Seine (www.rockenseine.com ), do dia 24 ao dia 26, em Saint-Cloud, nas proximidades de Paris. Na lista de atrações estão Placebo, Green Day, Black Keys, Noel Gallagher's High Flying Birds e Mark Lanegan.

Rock e música eletrônica não são a sua praia? Que tal então um festival com óperas de Wagner?

Esta é uma possibilidade para quem viaja para a Alemanha entre 25 de julho e 28 de agosto. Trata-se do Bayreuther Festspiele (bayreuther-festspiele.de ), na cidade de mesmo nome. A questão é que esse é um dos festivais mais disputados da Europa, e conseguir um tíquete sem se programar com antecedência pode ser difícil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página