Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2012 - 07h15

De olho no clima e na segurança, Londres espera chegada de turistas e atletas

DA EFE

Faltando duas semanas para a abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Londres, a capital britânica espera a chegada das estrelas do esporte mundial com a atenção voltada para a segurança, o transporte e a meteorologia.

Na Vila Olímpica de Stratford, no leste de Londres, estarão atletas como o velocista jamaicano Usain Bolt, que quer bater um novo recorde nos 100 metros, e os americanos LeBron James e Kobe Bryant, escolhidos para comandar a seleção americana de basquete.

Outros nomes que chamam a atenção são os do nadador americano Michael Phelps, que conquistou oito medalhas em Pequim, e que nesta edição dos Jogos disputará sete provas no Centro Aquático, uma das joias do projeto olímpico, e o tenista Rafael Nadal, ouro em 2008 e porta-bandeira da delegação espanhola.

Além dos atletas, milhões de visitantes chegarão à capital inglesa nos próximos dias para assistir aos terceiros Jogos que a cidade recebe em sua história, um desafio para as forças de segurança britânicas e os responsáveis pelo sistema de transporte público londrino.

O desafio é tanto que o governo de David Cameron criou um plano de segurança que envolverá mais de 42 mil pessoas, cerca de 13 mil militares, com um custo próximo a 1,2 bilhão de euros.

Durante os Jogos, um porta-aviões militar navegará pelo Tâmisa, onde vários caças do exército estarão prontos para atuar em bases próximas à cidade e seis plataformas de mísseis terra-ar serão instaladas em diversos pontos de Londres para evitar possíveis ataques terroristas.

Os responsáveis pelo setor de segurança afirmaram em diversas ocasiões que a grande mobilização de agentes será, na medida do possível, "invisível" para turistas e londrinos - estes últimos receberam recomendação do governo para tirar férias nas datas dos Jogos para minimizar o congestionamento no sistema de transporte.

Kerim Okten/Efe
Abadia de Westminster, em Londres; cidade receberá os Jogos Olímpicos de 2012
Abadia de Westminster, em Londres; cidade receberá os Jogos Olímpicos de 2012

As principais estações de metrô de Londres anunciam há dias que durante o evento estarão "extremamente sobrecarregadas" e pediram aos usuários do sistema que busquem formas alternativas para fazer seus trajetos.

Apesar do 1,1 bilhão de euros investido para melhorar o transporte para os Jogos Olímpicos, a empresa pública que administra o meio (TFL) já advertiu que não poderá evitar os colapsos nas horas de 'rush' devido aos 3 milhões de deslocamentos diários que são previstos durante os Jogos.

Quanto ao clima, os organizadores já esperam condições adversas para o final de julho e início de agosto, com poucos dias ensolarados.

Locais como o Centro Aquático, a quadra central do All England Club (onde será disputada o torneio de tênis) e a Arena de Basquete são cobertos, mas outros, como o estádio de atletismo, ficarão à mercê das chuvas.

A primeira prova de fogo vai acontecer no dia 27, quando a tocha olímpica chegará em Stratford para a cerimônia de abertura, que ficará a cargo do cineasta britânico Daniel Boyle.

Mesmo com poucos detalhes revelados sobre o evento, que deve contar com a audiência de 1 bilhão de pessoas, Boyle revelou que a decoração do Estádio Olímpico se baseia na paisagem campestre inglesa, e o ex-beatle Paul McCartney confirmou que encerrará a cerimônia cantando "Hey Jude".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página