Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2012 - 03h00

Vila de pescadores é palco de sossego e contemplação

KARINA GOMES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apenas 10 km dividem Mindelo da praia de São Pedro, uma pequena vila de pescadores que está a 1 km de distância do aeroporto internacional Cesária Évora.

Confira outras praias em Cabo Verde
Tombada pela Unesco, Cidade Velha já foi capital
Mindelo faz as vezes de capital cultural

Na frente de casas construídas com as pedras de formações rochosas que cercam a aldeia, a areia e o mar da praia surpreendem, há 67 anos, a cabo-verdiana Nha Bia. "Eu caminho até a outra ponta, perto daquelas rochas, todos os dias. Depois, para refrescar, tomo banho nessa piscina formada em frente ao mar", conta ela, que vive em São Pedro desde que nasceu.

Crianças -filhos dos pescadores- brincam entre pequenos barcos enfileirados em frente ao mar, enquanto os pais lançam e recolhem as redes. São poucos os turistas.

Aqui, eles encontram paz ao observar uma paisagem pintada. As casas coloridas de vermelho, amarelo, verde e azul contrastam com as enormes formações rochosas sem vegetação e se harmonizam com o azul vibrante do mar. A água cristalina do lago se forma a partir da metade da praia, à oeste, e, com a areia bege, guarda pinceladas de areia negra.

Experimente uma caminhada alternada com mergulhos no mar. Depois, quando já estiver cansado, relaxe nas águas da lagoa formada quando a maré estiver alta.

editoria de arte/folhapress
Mapa das ilhas Cabo Verde
Mapa das ilhas Cabo Verde

BONS VENTOS
Os ventos constantes atraem praticantes de surfe, body-board e windsurfe de todos os níveis, incluindo campeões internacionais. O local é mundialmente considerado um dos melhores lugares para praticar windsurfe.

Tome cuidado com as ondas grandes e correntes fortes. Na ponta da praia, a oeste, fica a única opção de hospedagem na região, o resort Foya Branca. O hotel oferece aos hóspedes viagens gratuitas entre a praia de São Pedro e a cidade de Mindelo. Os visitantes podem alugar bicicletas de montanha e praticar pesca desportiva.

Da praia, é possível avistar, a 2 km a oeste encravado na montanha, o farol de Dona Amélia, que foi construído no ano de 1894.

A construção pintada de branco se assemelha a uma igreja. A ponta Machado é o extremo ocidental da ilha de São Vicente e delimita o canal entre São Vicente e a ilha de Santo Antão.

Karina Gomes/Folhapress
Praia de Sao Pedro, nas ilhas Cabo Verde
Praia de Sao Pedro, nas ilhas Cabo Verde
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página