Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2012 - 11h50

Associação convoca jovens para expedição pela América do Sul

DA EFE

A associação peruana Ruta Inka convocou neste sábado, em La Paz, jovens do mundo a participarem da expedição que a organização realizará em 2013 por lugares arqueológicos e territórios indígenas da Bolívia, Argentina, Peru, Chile e Brasil.

O diretor da Ruta Inka, o peruano Rubén La Torre, explicou à agência Efe que a chamada foi feita na Bolívia pois o governo deste país foi o primeiro a se comprometer a apoiar a iniciativa.

La Torre informou que agora viajará ao Chile para buscar o apoio dos municípios do norte desse país, e que espera se reunir com as autoridades da Argentina e Brasil, de quem pediu ajuda para realizar a nona edição da Ruta Inka, experiência inspirada na Ruta Quetzal da Espanha.

O Ministério de Desenvolvimento Rural boliviano apoiou o projeto porque os jovens interessados em participar do programa devem investigar as propriedades nutritivas da quinua, um alimento semelhante ao cereal cultivado em países andinos.

Luis Renato Strauss
Turistas visitam as ruínas de Tiahuanaco, na Bolívia; local faz parte do roteiro da expedição
Turistas visitam as ruínas de Tiahuanaco, na Bolívia; local faz parte do roteiro da expedição

O tema que os jovens irão pesquisar é a vida do Inca Tupac Yupanqui, pioneiro da navegação no Pacífico, assunto proposto pelo Peru.

A travessia da Ruta Inka percorrerá em uma primeira etapa territórios da Argentina, Chile e terminará nas ruínas pré-hispânicas de Tiahuanaco, na Bolívia, onde começará a segunda parte: no Peru e depois no Brasil, onde cruzará o rio Amazonas.

La Torre disse que a expedição, que será realizada de 21 de junho a 30 de agosto do próximo ano, será a última organizada na América do Sul, e que a partir de 2015 o objetivo é levar a iniciativa para a América Central.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página