Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2012 - 04h00

Cultura e gastronomia locais têm zamba e caldo com miúdos

DANIEL MÉDICI
ENVIADO ESPECIAL A SALTA E JUJUY

Um passeio pela cultura saltenha não está completo se ficar restrito à paisagem e aos prédios. Para entrar na alma local, é preciso escutar a zamba (diz-se "samba"), que não guarda parentesco com o parônimo brasileiro.

Empanadas típicas e arquitetura colonial compõem a cena de Salta
Humahuaca é antigo reduto de hippies
Salinas Grandes mostram paisagem lunar

Cantado com acompanhamento de violão e de palmas, o gênero é disputado pela Bolívia, pelo Peru e pelo norte argentino e encontra um panteão de músicos na cidade, como Raúl Barboza, Los de Salta e Los Nocheros.

Há diversas casas que oferecem shows turísticos parecidos com os de tango em Buenos Aires. Para quem quiser uma apresentação mais original, La Casona Del Molino (rua Luis Buruela, 1) é uma boa opção: há shows ao vivo, uma clientela que conhece todas as músicas de cor e um cardápio típico da região.

A parrillada sai, em média, por 50 pesos (R$ 22), mas, por 36 pesos (R$ 16), os mais corajosos podem provar o locro, caldo de feijão branco enriquecido com carne e miúdos de boi (veja mais ao lado).

NO VAPOR
Para um passeio gastronômico completo, é indispensável a visita ao mercado de San Miguel (av. San Martín, 678). Além de uma variedade de milhos e batatas, que chegam em diversas cores e tamanhos, o turista pode experimentar o tamal, uma massa de milho (que pode ser amarela, vermelha ou até negra, dependendo do tipo da semente) assada no vapor e fervida com recheio de carne, servida amarrada dentro de uma palha de milho. Porque não é só de empanada que vive a cidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página