Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2012 - 02h54

Experimente Madri se deliciando em bares e restaurantes

PEDRO CARRILHO
ENVIADO ESPECIAL À ESPANHA

Diz-se que Madri é a cidade com mais bares per capita do mundo. Verdade ou não, é difícil duvidar da estatística ao passar pelos bairros boêmios da capital espanhola.

Comida também é saborosa em outras regiões da Espanha
Turismo é estratégico para país driblar a crise
Construções medievais são chamariz de Castela-León

Para quem está atrás da tradicional culinária madrilenha não faltam opções. São tidos como clássicos da metrópole o cocido a la madrileña do Taberna La Bola (labola.es) e as carnes assadas do restaurante Botín (botin.es), fundado em 1725 e considerado o restaurante mais antigo do mundo.

O ideal, no entanto, é deixar "cochinillos" e cordeiros para depois. Bares e restaurantes espalhados pelos bairros da região central de Madri oferecem amostras das diferentes culinárias regionais de todo o país, e a arte de "tapear" (ir a vários locais na mesma noite atrás das pequenas porções) combina perfeitamente com o ritmo local.

As vantagens são muitas. Com tanta vida noturna, ninguém quer se empanturrar logo no jantar com um leitão assado, ainda que muitos o façam felizes da vida antes de voltarem pesados para o hotel. E, com tantas opções, também não há necessidade de ficar em dúvida sobre qual restaurante escolher para o jantar -o "tapeo" permite ir a vários numa só noite.

O jamón ibérico está sempre presente nos cardápios, servido simplesmente em "raciones" (porções) ou "bocadillos" (sanduíches). Demais embutidos, como a morcilla, o chorizo e a chistorra também são característicos, assim como os croquetes de jamón (ou de bacalhau, no caso da Casa Labra; www.casalabra.es).

Outros clássicos do "tapeo" em Madri incluem as tortilhas de batatas e as batatas bravas, servidas com molho de tomate picante -sempre acompanhadas de uma "caña" (chope) ou uma taça de vinho espanhol.

Amplamente considerada uma das melhores áreas do país para o "tapeo", o bairro central de La Latina tem dezenas de opções, principalmente na famosa calle de la Cava Baja, mas também nas ruas e praças vizinhas. Aos domingos, o vizinho mercado El Rastro é um clássico de Madri e ajuda a lotar ainda mais as ruas do bairro.

Pedro Carrilho/Folhapress
Tapas na Taberna Txakolina, no bairro La Latina, em Madri
Tapas na Taberna Txakolina, no bairro La Latina, em Madri

Na Cava Baja, procure a Taberna Txakolina (tabernatxakolinamadrid.com), que oferece versões graúdas e deliciosas de "pintxos", a elaborada versão basca das tapas. O atendimento é ótimo e os "pintxos" são consumidos sempre de pé no bar, acompanhados de uma cerveja ou taça do vinho basco txacoli.

Mais à frente, o La Chata (restaurantelachata.com) é um dos mais populares e chama atenção também por sua fachada com azulejos pintados.

Outro bar tradicional é o Almendro 13, em rua paralela. A especialidade aqui são os huevos rotos, ovos e batatas fritos geralmente com chorizo ou jamón, mas não ignore no cardápio a porção de carne "rellena" -finas fatias de um tipo de rocambole de carne recheado de panceta e chorizo.

Bem mais tranquila, a plaza de la Paja tem mais opções recomendadas, como o Naïa (naiarestaurante.com ) e o Delic (www.delic.es), ideais para começar a noite. Perto dali e da plaza Mayor, o mercado de San Miguel (mercadodesanmiguel.es) oferece ao longo do dia mais tentações em pequenas porções.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página