Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2012 - 05h38

Paisagem acidentada de Cuenca é verdejante

PEDRO CARRILHO
ENVIADO ESPECIAL À ESPANHA

Uma vez em Cuenca, o caminho natural para retomar um circuito ao redor de Madri seria retraçar boa parte da rota já feita. Para quem está motorizado, uma alternativa é incluir no roteiro pelo menos um dia pelas regiões limítrofes das comunidades autônomas de Castela-La Mancha e Aragão.

Comida também é saborosa em outras regiões da Espanha
Turismo é estratégico para país driblar a crise
Construções medievais são chamariz de Castela-León

A paisagem acidentada de Cuenca, na borda ocidental desta montanhosa e verdejante região, é um aperitivo e serve como ponto de partida para incursões pelas "serranías" de Cuenca e Albarracín.

Aqui, sinuosas estradas serpenteiam pelo relevo acidentado, aliviando as retinas depois das monótonas planícies manchegas.

Florestas temperadas cobrem a paisagem, que termina abruptamente em gargantas cortadas por rios esmeralda. Não é difícil avistar vida selvagem, como veados se refrescando nos cursos-d'água e abutres imprimindo a sombra de seu revoar nas paredes mais altas dos cânions.

Além do alto potencial turístico, as "serranías" têm papel fundamental como manancial, abrigando nascentes de rios ibéricos. Na estrada entre Cuenca e Albarracín, um filete-d'água e um modesto monumento anunciam a nascente do rio Tejo. Conhecido como Tajo na Espanha, é o rio mais extenso da península, banhando Toledo e Lisboa em seu caminho para desaguar no Atlântico.

Com tantos atributos ecológicos, a região é protegida por reservas e parques. Destes, o mais visitado fica a apenas meia hora de Cuenca e abriga um conjunto de formações rochosas conhecido como Ciudad Encantada. Uma trilha leve de menos de uma hora de duração é uma agradável forma de esticar as pernas antes de seguir.

De volta à estrada, placas indicam uma série de mirantes e rotas alternativas. Como recompensa depois de tantas curvas, a estrada chega a seu trecho mais impressionante.

Já dentro dos limites da comunidade de Aragão, que normalmente é lembrada por suas vilas e parques nos Pirineus e por sua capital, Zaragoza, o asfalto adentra um estreito cânion avermelhado antes de aportar em Albarracín.

Situada em meio a paisagens espetaculares na província de Teruel, no extremo sudoeste de Aragão, Albarracín é tida como um dos mais belos vilarejos medievais de toda a Espanha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página