Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/09/2012 - 07h49

No ano de Portugal no Brasil, países querem construir imagem de modernidade

DE SÃO PAULO

Nos próximos dez meses, período em que serão promovidas atividades simultâneas em Portugal e no Brasil, os dois países querem mudar a imagem que um guarda do outro.

Portugal quer que os brasileiros saibam que, além de tradição, os lusitanos vivem a modernidade. Sem abrir mão dessa visão futurista, o Brasil quer que os portugueses conheçam a diversidade da cultura nacional.

Priscila Pastre-Rossi/Folhapress
Vista de Coimbra, cidade que fica a cerca de duas horas de Lisboa; Portugal quer mostrar face moderna a brasileiros
Vista de Coimbra, cidade que fica a cerca de duas horas de Lisboa; Portugal quer mostrar face moderna a brasileiros

A intenção do Brasil, no Ano do Brasil em Portugal, é mostrar que o país tem grande variedade de artistas na música, no teatro, na dança e até no circo além de apresentar produções ainda desconhecidas e de diferentes partes do país (fora do eixo Rio-São Paulo).

Além da cultura, Brasil e Portugal buscam trazer mais dinamismo às relações comerciais e de cooperação científica.

"Não é só a celebração do que nos aproxima, mas também a modernidade dos dois países", comentou o chanceler Antonio Patriota ao lembrar que os países têm intercâmbio nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Segundo o Itamaraty, Portugal é o destino mais procurado pelos candidatos a bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras (12 mil pedidos e 2,1 mil bolsas concedidas).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página