Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2012 - 07h00

Ecoturismo pode ajudar China a proteger os pandas

DA EFE

A China é o único país do mundo onde existem ursos panda livres em seu habitat natural - aproximadamente 1.600 animais - um número que mantém a espécie em perigo de extinção, apesar de medidas, como o ecoturismo local, que ajudam na sua preservação.

Segundo explicou à agência Efe o doutor Zhang Zhihe, diretor da Base de Pandas de Chengdu (província de Sichuan), desde que a China começou a resgatar pandas selvagens em 1953 para protegê-los, reproduzi-los em cativeiro e reinseri-los em seu habitat natural, o país asiático conseguiu aumentar o número de animais nos últimos anos.

Há algumas décadas havia menos de mil pandas no planeta. O último censo chinês de ursos em liberdade é de 1.596, entretanto, este foi elaborado em 2004, por isso, acredita-se que o número atual seja um pouco maior.

Além deles, existem 328 pandas vivendo em cativeiro ao redor de todo o planeta, afirmou Zhang.

"Na China temos 62 reservas naturais de pandas de nível nacional, das quais 37 estão em Sichuan", acrescentou o cientista, cuja base tem 19 exemplares que estão atualmente no exterior.

Contudo, o número de pandas em liberdade é ainda "muito precário e muito baixo", e apesar de sua população ter aumentado após quatro décadas de proteção, "para qualquer espécie ainda é um número muito pequeno" que representa riscos, disse à Efe o fundador da ONG americana WildAid, Peter Knights.

"Quando se tem uma população em números tão baixos, a espécie é muito vulnerável às doenças, que podem reduzi-la muitíssimo", contou Knights.

3.set.12/Reuters
Panda Hu Bao come bambu na província de Sichuan, na China
Panda Hu Bao come bambu na província de Sichuan, na China

A preservação do animal é ainda mais complicada devido à redução do seu habitat natural, as florestas de bambu que estão ameaçadas pela crescente urbanização chinesa.

Para proteger estes animais é necessário aumentar o habitat e "treinar os pandas nascidos em cativeiro para que possam sobreviver na vida selvagem, um processo caro", admitiu o ativista.

"Por isso estamos vendo as possibilidades do ecoturismo em torno dos pandas, o que permitiria utilizarmos as receitas obtidas na sua preservação e, além disso, gerar dinheiro para as comunidades locais", que seriam assim as principais interessadas em preservá-los, declarou.

Na China, essa ideia está apenas começando, "mas em muitos lugares do mundo tem funcionado, como nas ilhas Galápagos, no Equador, onde o turismo gera milhões de dólares para a conservação da biodiversidade", e onde a WildAid também mantém programas.

"A China tem os pandas como um ativo exclusivo que ninguém mais tem no mundo: é o único país onde podemos ver pandas em liberdade, e acho que no futuro as pessoas estarão dispostas a pagar cada vez mais para poder desfrutar dessa experiência aqui na China", concluiu Knights.

A WildAid e a Base de Pandas de Chengdu compartilham desde 2010 uma campanha mundial para recrutar "pandaixadores", jovens de todo o mundo que permanecem na China durante um ano e são treinados a cuidar dos ursos, convivem com eles e seus tratadores e depois divulgam o que aprenderam.

A segunda rodada de busca de "pandaixadores" acaba de ser apresentada em Xangai, com apoio do ex-jogador de basquete Yao Ming - um herói do esporte nacional - e os organizadores esperam superar as 60 mil inscrições da primeira edição.

"O programa teve um impacto muito grande e bem-sucedido na China e no mundo todo, chegando a quase 80 países", relatou Zhang, que acredita que a campanha vai ajudar cada vez mais na "conscientização das pessoas sobre a situação dos pandas e da importância de preservá-los".

Eugene Hoshiko/Associated Press
Lançamento da campanha mundial para recrutar "pandaixadores", jovens treinados para cuidar dos ursos
Lançamento da campanha mundial para recrutar "pandaixadores", jovens treinados para cuidar dos ursos
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página