Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2012 - 07h22

Instituto Butantan cria museu em braile

DE SÃO PAULO

O museu de Microbiologia do Instituto Butantan, em São Paulo, acaba de implantar o programa MicroToque, voltado para pessoas com deficiência visual parcial ou total.

A iniciativa tem como objetivo estimular a curiosidade científica e propiciar uma oportunidade de aproximação entre a cultura científica e as pessoas com deficiência visual.

Para a produção do material, o Butantan contou com a parceria da Fundação Dorina Nowill. O público com deficiência visual contará com uma maquete do museu de Microbiologia, composta de materiais de alta resistência ao toque e também coloridos com duas cores contrastantes, de forma a facilitar a visualização por pessoas com baixa visão.

A exposição conta com modelos do vírus HIV, da bactéria Escherichia coli, do protozoário Trypanossoma cruzi e do fungo Penicillium notatum, todos contendo legendas em Braille e em macrocaracteres, representados em modelos tridimensionais.

Adriana Elias/Folhapress
Fachada do Instituto Butantan, que terá museu com informações para deficientes visuais
Fachada do Instituto Butantan, que terá museu com informações para deficientes visuais

Há também a visita à Praça dos Cientistas, que abriga 11 bustos de renomados cientistas nacionais e estrangeiros que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento da microimunologia.

Neste espaço, as pessoas com deficiência visual poderão tocar nos bustos, ler seus nomes em Braille e ouvir uma pequena descrição de seus feitos por meio de áudio guias.

Museu de Microbiologia
O museu de Microbiologia abriga uma exposição de longa duração, na qual os visitantes realizam uma viagem interativa no mundo invisível dos microrganismos.

Equipamentos, painéis, modelos tridimensionais de bactérias, vírus e protozoários explicam as bases da microbiologia e revelam o que são os chamados germes ou micróbios.

De maneira interativa, é possível manipular microscópios e observar, por exemplo, microrganismos vivos em uma gota de água não tratada. Neste mesmo espaço há uma série de computadores apresentando filmes, animações e atividades interativas.

+ Canais

+ notícias em turismo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página