Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2012 - 20h12

Arquiteto da Sagrada Família diz que finalizará o monumento em 2026

DA EFE

Jordi Fauli, arquiteto diretor das obras da Sagrada Família, disse nesta segunda-feira em entrevista à "Rádio Vaticana" que a obra-prima de Antonio Gaudí estará terminada em 2026.

Fauli, de 53 anos, foi nomeado neste mês pelo patronato da Junta Construtora da Sagrada Família como arquiteto responsável das obras do templo, o quarto à frente de um projeto cuja primeira pedra foi colocada em 1882.

O arquiteto afirmou que aceitou sua escolha com muito entusiasmo e com grande responsabilidade porque "está trabalhando sobre o projeto de um grande arquiteto e está construindo uma igreja que já está no coração dos cristãos de todo o mundo".

Lluis Gen/AFP
Igreja da Sagrada Família, em Barcelona (Espanha)
Igreja da Sagrada Família, em Barcelona (Espanha)

No que diz respeito aos sucessivos trabalhos realizados na Sagrada Família, o arquiteto lembrou que Gaudí projetou a construção do edifício por partes e construiu uma fachada inteira que tornou o monumento famoso no mundo todo.

Posteriormente, segundo explicou Fauli, seus discípulos construíram a fachada da Paixão seguindo os desenhos e os modelos do artista, enquanto nos últimos 25 anos aconteceu a construção da nave central, o espaço interno do templo e o espaço litúrgico.

Fauli explicou que atualmente estão construindo dois elementos: uma das duas sacristias e um edifício de cerca de 40 metros de altura com forma de cúpula que foi moldado com gesso por Gaudí como projeto para sua futura construção.

"O segundo objetivo é construir a parte central, com a torre da virgem Maria na abóbada, que terá cerca de 170 metros de altura e será dedicada a Jesus Cristo", antecipou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página