Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2012 - 06h55

Sites ajudam a montar roteiros para ver art nouveau pelo mundo

DE SÃO PAULO

Quem se interessa por art nouveau tem a oportunidade de apreciar sua arquitetura de linhas fluidas e formas orgânicas em diversas viagens. Isso porque o estilo exerceu grande influência internacional e se propagou por diversos países, especialmente na Europa.

De Barcelona, Paris e cidades italianas como Milão e Turim, a Riga, capital da Letônia, o art nouveau pode ser observado em suas variações e é tema de tours.

Com a ajuda de alguns sites, o viajante consegue descobrir se há exemplos do estilo em seu destino e planejar seu próprio roteiro.

O site Art Nouveau Around the World (www.art-nouveau-around-the-world.org ), em inglês e francês, lista uma série de lugares em que o estilo tem presença marcante. Não desanime com o design pobre e a dificuldade de navegação: o site traz o essencial para qualquer programação -os endereços de prédios art nouveau em 18 países. Caso o destino esteja entre eles, dá para montar um roteiro. Clique em "Where", e depois em "Art Nouveau Out of the Beaten Traks".

Josep Lago/AFP
Vista externa do palácio Güell, projetado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí em Barcelona, na Espanha
Vista externa do palácio Güell, projetado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí em Barcelona, na Espanha

O Art Nouveau European Route (www.artnouveau.eu ) também oferece um panorama mundial do patrimônio da art nouveau na Europa, demarcando uma rota europeia com base em organizações de promoção e proteção do estilo.

Entre as cidades com forte presença do art nouveau, Barcelona ostenta as linhas de Gaudí em uma de suas maiores atrações turísticas, a Sagrada Família. O site Gaudí i el Modernisme a Catalunya (www.gaudiallgaudi.com ), em catalão, francês, inglês e castelhano, reúne informações sobre uma extensa lista de obras e representantes do estilo na Catalunha, incluindo pintura, escultura e artes decorativas. Os exemplos arquitetônicos foram divididos de acordo com o autor.

Entre os destinos menos comuns entre os turistas está Riga, capital da Letônia, onde o movimento ficou conhecido como "jugendstil". Cerca de 40% dos prédios da cidade são construídos no estilo, mais do que em qualquer outra cidade europeia.

O site oficial do turismo da Letônia (www.latvia.travel/en/art-nouveau-riga ) traz uma listagem de prédios art nouveau. Já a página do Rigas Jugendstila Centrs (www.jugendstils.riga.lv) traz mais informações sobre o estilo na cidade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página