Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2012 - 12h00

Praias da Tailândia afetadas por tsunami em 2004 ainda falham em segurança

DA EFE

Mesmo cheias de turistas, as praias do sudoeste da Tailândia, que há oito anos foram afetadas por um tsunami, ainda pecam no sistema de segurança.

Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 graus, com epicentro localizado ao norte da ilha indonésia de Sumatra, provocou o tsunami que matou cerca de 230 mil pessoas em 15 países banhados pelo oceano Índico.

Recentemente, especialistas advertirem que o sistema de alarme e de emergência instalados depois da catástrofe natural não funcionam de forma adequada devido à falta de manutenção.

Smith Dharmasaroja, ex-funcionário do governo tailandês, indicou em entrevista à imprensa local que o atual Centro Nacional de Alerta para Desastres, criado na Tailândia, passa por uma situação de ruína devido à falta de manutenção do sistema de alarme instalado ao longo da costa do sudoeste do país.

Em 1998, Dharmasaroja avisou o governo de que havia um risco de um grande tsunami, o que causaria milhares de mortes, mas nunca foi levado a sério.

A negligência denunciada por Smith, meteorologista de profissão, foi constatada em 11 de abril, quando um tremor de 8,6 graus, próximo ao epicentro do que causou o tsunami em 2004, ativou o alarme das praias Phuket e vizinhas, embora não tenham emitido sons como deveria ter acontecido.

O Ministério de Comunicação e Tecnologia admitiu, dias mais tarde, que seis das torres de aviso construídas para emitir alarmes não funcionaram apesar de terem sido ativados dispositivos por perigo de tsunami.

Os moradores da região afirmaram que há muito tempo as sirenes de alarme não soam, apesar das normas de segurança estabelecerem que elas devem ser testadas duas vezes por mês com a reprodução do hino nacional da Tailândia.

Moradores e visitantes da zona litorânea disseram ao jornal "Phuket Gazette" que alguns alto-falantes estão estragados devido a curtos-circuitos.

Além disso, muitos dos sinais que marcam as rotas de fuga e de evacuação em caso de tsunami estão apagados, foram derrubados ou passam despercebidos por causa da deterioração causada pela maresia, pelas chuvas e pelo sol.

Gaspar Ruíz Canela/Efe
Crianças em Phuket, na Tailândia; praias do país afetadas por tsunami em 2004 ainda falham em segurança
Crianças em Phuket, na Tailândia; praias do país afetadas por tsunami em 2004 ainda falham em segurança

Novo modelo
Após o desastre, uma coalizão de organizações ambientais propôs à administração tailandesa repensar o modelo de turismo para a área pedindo que, ao invés de optar por uma estratégia de massificação, escolhesse a conservação dos recursos naturais do litoral sudoeste.

No entanto, o setor turístico, que representa 6% de PIB (Produto Interno Bruto) do país, cresceu desde o tsunami.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página