Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2012 - 02h25

Gastronomia da Paraíba se divide entre sertão e mar

VANESSA CORRÊA DA SILVA
ENVIADA ESPECIAL À PARAÍBA

A gastronomia paraibana se divide basicamente em duas frentes: a da comida sertaneja, com pratos como carne de sol e baião de dois, e a da culinária baseada em peixes e frutos do mar.

Engenhos do brejo paraibano mostram produção de cachaça
Orla paraibana tem cantos para agitar ou descansar

Não importa se a vontade é de experimentar uma buchada de bode ou um risoto de camarão, pratos com sabor marcante são especialidades na Paraíba.

João Pessoa concentra bons restaurantes de culinária regional. Entre os mais conhecidos está o Mangai (www.mangai.com.br ), que conta com um variado bufê.

Não deixe de provar a carne de sol com nata. Na sobremesa vá de cartola, doce feito com banana, queijo de manteiga e chocolate em pó.

Já o Tábua de Carne (www.tabuadecarne.com.br ) é especializado em carnes com acompanhamentos típicos da cozinha sertaneja, como feijão-verde e pirão de queijo.

Peixes, lagostas e camarões são servidos em várias combinações no Nau (www.naufrutosdomar.com.br ), acompanhados de queijo de coalho e arroz de leite.

Em Tambaú, bem próximo à praia, funciona a sorveteria Delícias do Cerrado (www.deliciasdocerrado.com ). Quem gosta de experimentar sabores diferentes ficará indeciso entre os picolés de jatobá e araticum e os sorvetes de buriti e de bocaiuva.

Quem quiser levar a comida paraibana para casa pode encontrar ingredientes típicos da culinária local na loja Koisas do Sertão (0/xx/83/3247-3317), também em Tambaú.

Ilustração Lydia Megumi/Editoria de Arte
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página