Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2012 - 12h25

Guatemala espera até 200 mil turistas para celebração da mudança de era maia

DA EFE

A Guatemala espera a visita de até 200 mil turistas estrangeiros devido à celebração, na próxima sexta-feira, do 13º B'aktun, ou mudança de era maia, informou à agência Efe o diretor do Instituto Guatemalteco de Turismo (Inguat), Pedro Duchez, nesta segunda-feira.

Duchez disse que já é "difícil" encontrar hospedagem nas comunidades que abrigam sítios arqueológicos onde haverão cerimônias e festas pelo "novo amanhecer dos maias".

Segundo ele, a Guatemala espera entre 150 mil e 200 mil turistas estrangeiros, em sua maioria de América do Sul, Estados Unidos, México e América Central.

"Nós já estamos preparados com as equipes técnicas e de logística porque já estão chegando grandes grupos de turistas", declarou.

France Press
Imagem do calendário maia; civilização maia habitou partes do México e da América Central
Imagem do calendário maia; civilização maia habitou partes do México e da América Central

O funcionário estatal afirmou que o governo começará a celebração no dia 20, às 18h locais (22h de Brasília) em 13 áreas, entre elas o Parque Arqueológico de Tikal, no departamento de Petén, no norte do país.

"Serão 24 horas muito interessantes de comemoração. A TV guatemalteca enviará um sinal a todo o mundo, para países como Brasil, Estados Unidos, França e México", acrescentou.

O 13º B'aktun "será uma festa para os guatemaltecos, que são os verdadeiros herdeiros da milenar cultura maia", destacou o diretor do Inguat.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página