Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2013 - 02h31

Carneiros tem ar selvagem que Porto de Galinhas já perdeu

DO ENVIADO AO LITORAL DE PERNAMBUCO

Porto de Galinhas é a praia mais badalada de Pernambuco, e ninguém duvida disso. Mas se o assunto é beleza, Carneiros é a bola da vez.

Belas paisagens, surfe e passeios no mangue são atrações ao sul
Pequenas jangadas levam à ilhota Coroa do Avião
Tubarões rondam a praia de Boa Viagem, em Recife

Localizada em Tamandaré (110 km ao sul de Recife), a praia ainda conserva o ar selvagem que Porto de Galinhas perdeu com o crescimento do turismo e do comércio.

Com cerca de cinco quilômetros de extensão, Carneiros é cercada por mangues e coqueirais. O mar é calmo, quase sem ondas. Há bancos de areia branca, e os arrecifes formam piscinas naturais de águas claras e mornas.

Esse clima de "Lagoa Azul" atrai famosos e endinheirados. Das mansões de veraneio, lanchas e jet skis saem para passeios no mar.

O lugar é limpo. Os próprios funcionários dos seis bares e restaurantes que funcionam ali se encarregam de manter a sujeira longe.

A infraestrutura dos estabelecimentos é boa, com grandes áreas abertas e visual sempre integrado à paisagem -piso gramado e quiosques com teto de palha.

Peixes e frutos do mar são as especialidades das casas, mas os cardápios atendem a todos os gostos. Os preços são semelhantes aos cobrados em Porto de Galinhas.

PRAIA COM CERCA
Para chegar à praia, o visitante tem duas opções: pelo mar, com os catamarãs que saem da praia de Guadalupe, em Sirinhaém (R$ 25 por pessoa), ou por terra, por meio das rodovias PE-60 e PE-76.

É estranho, mas Carneiros não é uma praia "aberta".

Quase todo o trecho de terra anterior à faixa de areia é cercado com arame porque são áreas particulares.

Para entrar, é preciso passar por uma das porteiras de acesso aos bares e restaurantes. Há seguranças nas entradas, mas ninguém impede a passagem das pessoas.

Ao cortar as propriedades, placas informam que é proibido levar alimentos e bebidas -uma tentativa de impedir a "concorrência" com o comércio local. Mas isso nem sempre é respeitado.

Na areia, também é raro ver pessoas sob guarda-sóis. Quase todos usam as estruturas dos bares e restaurantes.

Edmar Melo/Folhapress
Vista da praia de Carneiros, que tem coqueiros em toda a sua extensão
Vista da praia de Carneiros, que tem coqueiros em toda a sua extensão

Há boas pousadas no local, mas as opções de hospedagem ainda são poucas, o que faz de Carneiros, hoje, só um ponto de passagem para a maioria dos visitantes.

Porto de Galinhas, com sua rede de resorts, hotéis e pousadas, continua sendo o destino preferido dos turistas no litoral pernambucano.

BANHO DE LAMA
Em Carneiros, o passeio preferido é um tour pela região com um dos 60 barcos motorizados disponíveis no local (R$ 30 por pessoa).

Os passeios duram uma hora e meia. Além das piscinas naturais, os barqueiros passam pelos bancos de areia que se formam no mar, pelos manguezais próximos à foz do rio Formoso e também pela praia de argila, onde todos se lambuzam com a lama supostamente medicinal.

CASAMENTO NA PRAIA
Um dos locais mais procurados da praia de Carneiros é a capela de São Benedito, construída num sítio à beira-mar entre o fim do século 18 e início do século 19.

O templo ainda está em funcionamento e é muito procurado para a realização de cerimônias de casamento
(FÁBIO GUIBU)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página