Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2013 - 02h35

Brasileiros valorizam estabilidade uruguaia

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE MONTEVIDÉU

O país de Evita continua a seduzir o seu maior vizinho.

50% dos casamentos de luxo no Uruguai têm brasileiros no altar
Ônibus turístico percorre Montevidéu

Em 2011, a Argentina foi a escolha de 1.281.840 brasileiros, o que a mantém como o segundo destino preferido do turismo verde-amarelo no exterior, segundo o Ministério de Turismo do Brasil.

No entanto, as turbulências políticas e econômicas que vêm sendo enfrentadas pelos argentinos começam a ser apontadas pelos viajantes como desvantagens.

"Ficamos preocupados com as medidas que a presidente Cristina Kirchner está instituindo", afirma Alex dos Santos Marques, 23, de Porto Feliz (SP), que decidiu realizar sua primeira viagem internacional para o Uruguai, há duas semanas.

"A passagem para a Argentina era mais barata, mas os embargos [estabelecidos para frear a compra de dólares no país] nos fizeram desistir", conta Marques.

Ele e o amigo Leonardo Vieira Pinto, sorocabano de 30 anos, optaram por passar cinco dias em Montevidéu, Punta del Este, Piriápolis e Colônia do Sacramento.

"Os preços que encontramos no Uruguai estão bem equilibrados em relação ao Brasil", opina Marques.

No entanto, ele reclama do fato de que nem todos os benefícios alardeados pelo governo local -como isenção de impostos nas compras de produtos- são efetivamente dados pelos comerciantes.

O carioca Leonardo Faria de Barros, 34, também desistiu de conhecer Buenos Aires em viagem de lua de mel com a mulher, Débora, depois de avaliar a situação político-econômica argentina.

"Meu sogro é um cara bastante informado e nos falou das manifestações agressivas que estavam acontecendo."

O casal já tinha as passagens compradas para Buenos Aires, mas preferiu mudar a viagem. Ficou uma semana no Uruguai, em dezembro.

Segurança e serviços
Na visão de Raúl Palacios, presidente da Câmara de Comércio e Serviços do Uruguai, o que mais vem atraindo o turista do Brasil é o "diferencial" que oferece seu país, e não o fator econômico.

"O ano passado terminou como o momento mais caro do Uruguai em relação ao Brasil na última década, medido através do tipo de câmbio real. Portanto, aspectos como a qualidade dos serviços e a segurança desempenham hoje papel fundamental na hora de atrair turistas do Brasil."

Antonio Carámbula, vice-ministro de Turismo do Uruguai, faz avaliação semelhante: "Competitividade não significa apenas preço. O Uruguai é um país que oferece segurança pública, qualidade em suas águas, estradas, alimentação, saúde pública. E é estável, com crescimento e baixo desemprego".

A fatia do turismo
O turismo representou 7,4% do PIB uruguaio em 2011 -os números oficiais da economia em 2012 ainda não foram divulgados pelo Banco Central do país.

Trata-se da segunda fonte de divisas mais importante da economia local, depois do setor agroexportador.

Nas primeiras semanas deste ano, contudo, o turismo em geral caiu 14% no Uruguai, em comparação com o mesmo período de 2012.

Mas as cifras obtidas com relação ao Brasil (20 mil turistas nos primeiros 15 dias de janeiro) são consideradas normais pelo vice-ministro.

Ele aponta o fechamento da Pluna [companhia aérea uruguaia que encerrou suas atividades em julho] como um problema recente que afetou o turismo do país.
(DENISE MOTA)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página