Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2013 - 03h00

Livraria é tesouro histórico no centro de Montevidéu

RODOLFO LUCENA
EM MONTEVIDÉU

Ela pode não estar entre os dez mais aclamados pontos turísticos de Montevidéu, mas é um pouso seguro e acolhedor para quem gosta de livros, comida e arquitetura.

No primeiro quarteirão da rua Sarandi, restrita a pedestres, com sua entrada às vezes escondida por artesãos e artistas de rua, a livraria Más Puro Verso propicia horas de tranquilidade para o turista cansado de bater pernas pela capital uruguaia.

Sua principal atração é o prédio em que está instalada: o edifício Pablo Ferrando, tombado pelo patrimônio histórico, é um belo exemplar do estilo art nouveau.

Projetado pelo arquiteto italiano Leopoldo Tosi, foi aberto em 1917 para servir de sede à loja de artigos ópticos e equipamentos médicos de precisão Pablo Ferrando.

Em 1999, a loja fechou as portas, e o edifício ficou abandonado. Restaurado, desde 2008 passou a abrigar a Más Puro Verso no térreo e mezanino (ou primeiro andar) e escritórios diversos nos outros quatro pisos.

"Foi tudo preservado: as madeiras, as ferragens, até o piso", diz Fernando Medina, 30, encarregado da loja.

Rodolfo Lucena/Folhapress
Interior da livraria Más Puro Verso, em Montevidéu, que tem vitrais e escada de mármore
Interior da livraria Más Puro Verso, em Montevidéu, que tem vitrais e escada de mármore

MONUMENTALIDADE
O que mais impressiona, porém, são as monumentais escadarias de mármore que levam ao mezanino: um primeiro lance solitário é encimado por gigantesco vitral. Depois, a escada se divide, e o visitante escolhe subir pela direita ou pela esquerda.

Terá acesso a mais prateleiras de livros, muitos deles importados. Apesar de ser uma casa generalista, oferecendo os best-sellers de plantão, a Puro Verso se orgulha de sua vertente humanista e oferece livros de política, sociologia e poesia de coleções espanholas como Anthropos e Hiperión.

O visitante poderá ainda desfrutar do simpático café PV Lounge, que ocupa a maior parte do piso. E que não se engane pela simplicidade das instalações: a comida é boa e os preços não assustam.

O prato de "raviolones" com presunto cru e aspargos é uma das boas pedidas.

OUTRAS LIVRARIAS
Se ainda não estiver cansado de mergulhar entre livros, a região tem pelo menos mais duas boas alternativas.

Na rua Bacacay, também exclusiva para pedestres, está a pequeníssima La Lupa (www.lalupalibros.com.uy).

O desavisado, aliás, talvez precisasse de lente de aumento para não perder a entrada da loja, que tem míseros quatro metros de frente.

Nas minguadas instalações, porém, há uma boa seleção de livros de história e política, além de uma seção para crianças e de um mesão com ofertas de livros de arte. O visitante ainda ganha um cafezinho feito na hora.

Outra livraria que vale a visita não tem nada desse charme, espírito jovem ou modernoso -nem sequer site.

Encravada em uma travessa da Sarandi, a El Aleph é um sebo sujo, com livros atirados uns sobre os outros. Mas é uma delícia.

MÁS PURO VERSO
SITE: libreriapuroverso.com
ONDE: Peatonal Sarandí, 675, tel. 00/xx/598-2915 2589.
FUNCIONAMENTO: Seg. a sex., das 10h às 20h; sáb., das 10h às 18h

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página