Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2013 - 02h35

Melhor época para viagem à serra do Cipó começa agora

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NA SERRA DO CIPÓ

Começou neste mês e vai até outubro a melhor época para visitar o parque nacional da serra do Cipó.

Falta de sinalização e de mapa dificulta caminhadas
Grutas guardam desenhos de cerca de 10 mil anos

As chuvas são mais escassas e, assim, os córregos que dão acesso às cachoeiras e às outras atrações não ficam intransponíveis. De qualquer forma, não deixe de checar a previsão do tempo antes de ir.

Também é neste período de seca que muitas plantas florescem na parte alta do parque, como quaresmeiras e botões-de-ouro, deixando a paisagem ainda mais bonita.

Quanto às aves, há uma peculiaridade que ocorre só durante esses meses. É possível ver mais aves no céu, mas elas quase não são ouvidas. Como não estão em época de reprodução, cantam menos.

Planeta água
As cachoeiras -mais de 50- são a atração principal do parque. A da Farofa fica a 8 km da entrada principal e tem esse nome porque suas águas "esfarelam" as pedras.

Já a cachoeira da Taioba fica um pouco mais longe e, por ser difícil de encontrar, é recomendável que a ida até lá tenha o acompanhamento de um guia.

Pouco visitada, tem uma piscina natural que faz valer a pena a caminhada.

Outra opção no parque são as lagoas. A Comprida, por exemplo, tem cerca de 1 km de comprimento, uma ilha no meio e apenas 17 metros de largura -daí o nome.

Também dá para nadar no cânion das Bandeirinhas. Formado por dois paredões, é considerado pelos visitantes um dos cartões-postais do parque nacional.

Andorinha e gavião
Não deixe de percorrer a trilha que leva até a cachoeira do Tombador.

No caminho, dê uma parada nas cachoeiras das Andorinhas e do Gavião. Essa última tem um paredão com pinturas rupestres e queda d'água de cerca de 15 metros.

A cachoeira do Tombador fica 2 km depois da do Gavião e é uma das mais belas e desertas do parque.

Todas as cachoeiras podem ser visitadas a pé, de bicicleta ou a cavalo -os dois últimos podem ser alugados nos arredores do parque. Carros não são permitidos.
(CARLOS BOZZO JUNIOR)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página