Fórum discute tendências para o turismo e aposta no on-line
Representantes do turismo se reuniram nesta terça-feira (24) no Fórum Panrotas, em São Paulo, para debater as perspectivas e tendências do turismo com a alta do dólar e a questão digital, cada vez mais presente.
Tony D'Astolfo, presidente da Phocuswright, empresa que pesquisa as tendências da indústria de viagens, destacou a importância do mundo on-line.
Dados da empresa revelam que o mercado do turismo digital cresce a taxas de 90% na América do Norte, Ásia e Europa e que a chamada "sharing" ou "renting economy" –na qual qualquer pessoa pode alugar bens, desde carros a alojamentos, com o uso da internet– domina grande parte do mercado e cresce rapidamente.
Estas empresas, como a Uber e o Airbnb, que não possuem um único equipamento e trabalham apenas com tecnologia, movimentam bilhões na indústria turística.
Para D'Astolfo, a questão digital é cada vez mais presente no cotidiano das empresas de viagem por conta da geração dos chamados millennials, ou geração Y ou, ainda, geração da internet.
"Os millennials já representam 25% da população dos EUA e têm enorme poder de gasto", diz D'Astolfo, que chama atenção para o fato de essa geração "fazer as coisas de modo diferente."
"Eles buscam os melhores preços, mas gostam de comparar as ofertas, não são obcecados com lealdade ou com pontos", explicou o pesquisador. "Eles não necessariamente têm empresas e sites favoritos. Dados mostram que 80% dos millennials compram em todos os sites e preferem serviços que possam personalizar de acordo com suas próprias necessidades."
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade