DE SÃO PAULO

O fotógrafo Tiago Caramuru, 30, morou em Dubai por três anos, enquanto trabalhava como comissário de bordo. Em 2015, ele decidiu sair do emprego e estava com tempo e dinheiro para realizar o sonho de conhecer o Vietnã.

O resultado foi uma viagem de dois meses, dividida entre 45 dias no país –que Caramuru cortou de ponta a ponta, de ônibus– e mais 15 dias no Camboja.

No primeiro país, Caramuru gostou mais da região norte e montanhosa, próxima à divisa com a China, por ser tranquila e rural. Foi um descanso para o agito das zonas mais urbanas do Vietnã. "É um barulho constante, impressionante. São muitos carros e motos, tem barulho de buzina 24 horas por dia", afirma.

A experiência de conhecer os dois países asiáticos foi um contraponto à vida que Caramuru tinha nos Emirados Árabes. "Dubai é mais artificial, tudo é feito para que você não se incomode, o que também é irritante", diz. Já no Vietnã, "você tem que se virar, tomar cuidado com golpes, mas é um país fantástico, fiquei apaixonado."

O que encantou o fotógrafo foi o povo vietnamita, que segundo ele é muito resiliente e sempre quer ajudar –mesmo que depois peça dinheiro por isso.

As mulheres, ele destaca, mostram bem essa força contra as adversidades. "Elas vão trabalhar nas feiras com as crianças a tiracolo, fazendo 300 coisas ao mesmo tempo."

O Camboja também deixou uma impressão positiva no fotógrafo brasileiro, apesar de momentos tristes. "É um país mais pobre do que o Vietnã, eles ainda estão bem devastados. Todas as crianças que encontrei estavam trabalhando, como vendedoras ou garçons", diz.

Ter contato com realidades e culturas diferentes foi marcante para o brasileiro. "Foi a viagem mais transformadora que já fiz."

Caramuru mantém um site de viagem com dois amigos, o 3 em 3, onde se encontram mais fotos e relatos de sua experiência nos dois países asiáticos.

Veja outras edições do Álbum de Viagem

As belezas naturais da Nova Zelândia, por Tom Alves
Deserto americano, por Ana Teixeira
Natureza e cultura na Tailândia, por Higor de Pádua
A lavagem do Bonfim, por Atílio Avancini
O mundo pelo computador, por Jacqui Kenny
Expedição na Patagônia, por João Marcos Rosa
Tecnobrega em Belém (PA), por Bruna Brandão
Mesquita de Abu Dhabi, por Eduardo Sodré
Sandboard na América do Sul, por Ricardo Ribas e Digiácomo Dias
Deserto em Cores, por Emerson Murakami

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.