Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2010 - 10h29

Japoneses vão aos Alpes para casamento nas montanhas

DA REUTERS LIFE!

Frente a uma vaca com um sino amarrado no pescoço, Arisa Chi agarra seu buquê de noiva, ajusta o vestido e sorri para a câmera fotográfica. "Queríamos vir aqui porque amamos a natureza", diz ela, ao lado do marido Kenji Yoshida.

Acesse aqui para ver mais fotos do casamento nas montanhas

Os japoneses estão entre os mais numerosos turistas estrangeiros que visitam a Suíça, motivando a oferta de serviços que se enquadram no gosto dos orientais, como casamentos.

Arnd Wiegmann/Reuters
Na cidade suíça de Grindelwald, lojas exibem placas em japonês e casais casam em cenário de interior
Na cidade suíça de Grindelwald, lojas exibem placas em japonês e casais casam em cenário de interior

Em Grindelwald, uma pequena cidade abaixo da face norte da montanha Eiger (famosa por atrair alpinistas), as lojas exibem placas de sinalização em "kanji" (ideogramas japoneses), a estação de trem fica lotada de turistas vindos do Japão e um chalé tem o nome de Nagano --a região japonesa onde ocorreram os Jogos Olímpicos em 1998.

"Era um sonho de 30 anos vir até aqui", comenta o funcionário público em Tóquio Katsuhiko Naito, antes de subir a montanha First para uma caminhada e que visitou a Suíça nos tempos de estudante. "Grindelwald é um local muito conhecido no Japão", diz. "Até mais famoso do que Zurique."

O eficiente sistema de transporte público e o baixo índice de criminalidade são atraentes pra turistas originários do Japão, que frequentemente se preocupam com a segurança.

"Não vemos nada assim lá", afirma Noriko Setoguchi, que trabalha na área de marketing na capital japonesa e passa a lua de mel com o marido cientista. "As pessoas são amáveis e há vacas", comenta o recém-casado.

"EFEITO HEIDI"

Na joalheria com caros relógios suíços e na loja onde são vendidos cartões-postais, os atendentes também são japoneses. Um centro de turismo oferece voos de helicóptero, aulas de fabricação de queijo e passeios para Jungfraujoch, um dos patrimônios mundiais da Unesco.

"É como Heidi", explica o comerciante Yuri Ichikawa sobre a razão pela qual os japoneses visitam a região. "As pessoas viram o desenho. Ele é bem popular no Japão." Grindelwald, a segunda mais visitada por japoneses em 2009 depois de Zematt, também é conhecida por ter sido um dos cenários do filme com James Bond de 1969 --"007 a Serviço Secreto de Sua Majestade".

Os japoneses estão entre os turistas que mais gastam --uma média de R$ 563 por dia, segundo dados mais recentes de Turismo, de 2007.

Para noivas como Arisa Chi, a cerimônia em um cenário montanhoso, oficializada por um homem em vestes tradicionais, seguida de um almoço, sai pelo preço de R$ 3.315, diz o funcionário do hotel Regina, que organiza eventos como esse. Neste ano, seis uniões foram realizadas em Grindelwald.

Nobuhiro Yoshimura, um gerente de fábrica que agora trabalha na República Tcheca, diz que os turistas japoneses provavelmente viajariam somente uma vez até a Suíça, por causa dos voos de muitas horas e pelo turismo dispendioso. "É caro, mas ainda aceitável, desde que a estadia não seja longa", pensa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página