Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2011 - 08h00

Passeio por fortes do Rio vai contar sua história em julho

DE SÃO PAULO

Uma empresa de turismo histórico do Rio de Janeiro criou um passeio que conduzirá os participantes em julho por fortes da cidade, contando com isso a história carioca.

Os tours serão realizados para marcar as competições da quinta edição dos Jogos Militares, que ocorrerão nos próprios fortes.

O roteiro da empresa Rios de História inclui a fortaleza Santa Cruz, na cidade vizinha de Niterói; e os fortes de Copacabana e São João, na Urca.

Na Urca fica também um dos principais cartões-postais do Rio: o Pão de Açúcar com o morro da Urca. E no bairro é registrada a fundação dessa capital, em 1º de março de 1565, por Estácio de Sá.

Cristina Bocayuva -1991/Folhapress
Forte de Copacabana, na zona sul, em imagem de duas décadas atrás; construção é alvo de passeio histórico
Forte de Copacabana, na zona sul, em imagem de duas décadas atrás; construção é alvo de passeio histórico

DEFESA

Durante o trajeto, o visitante descobre, por exemplo, que a fortaleza de São João é constituída na verdade por três pequenas baterias e mais um grande forte chamado São José, que seria o terceiro mais antigo do país, segundo a empresa.

"Muitos historiadores consideram que a cidade do Rio de Janeiro teve sua segurança garantida por causa do forte São José, estrategicamente localizado na entrada da baía da Guanabara", explica a historiadora e guia de turismo Priscila Melo, sócia da Rios de História.

A fortaleza de Santa Cruz, em Niterói, de onde se tem uma das mais belas vistas do Rio, foi usada tanto pelos franceses, na tentativa de fundar a colônia França Antártica; como pelos portugueses, para a manutenção do território do Rio de Janeiro.

O forte de Copacabana, construído no início do século 20, tinha como objetivo reforçar a defesa da cidade com um sistema bélico mais moderno, auxiliando as antigas fortalezas do período colonial.

Hoje, estes locais oferecem diversas atividades, como exposições e eventos de conteúdo histórico. Uma das principais atrações é a exposição do Museu Histórico do Exército, que apresenta um rico acervo de diferentes períodos do exército brasileiro, no forte de Copacabana.

O passeio Fortalezas do Rio de Janeiro pode ser agendado pelo telefone 0/xx/21/3283-4583 ou e-mail riosdehistoria@gmail.com. Mais informações no site riosdehistoria.com.

Veja abaixo localização de dois dos fortes e detalhes sobre seu aproveitamento pelas Forças Armadas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página