Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2011 - 08h00

México busca ficar entre cinco países mais visitados no mundo

DE SÃO PAULO

A ministra de Turismo do México, Gloria Guevara Manzo, que esteve em São Paulo nesta semana em visita oficial, enfatizou que o destino quer subir da 10ª posição no ranking dos países que mais recebem turistas no mundo para figurar entre os cinco mais visitados.

Para isso no entanto, teria que ultrapassar Itália, Reino Unido, Turquia, Alemanha e Malásia --listados na ordem de maiores receptores--, segundo estatística referente a 2009 da Organização Mundial do Turismo (OMT). Os quatro primeiros campeões são França, Estados Unidos, Espanha e China, que receberam entre 74,2 milhões e 50,9 milhões de turistas.

Sebastiãoo Moreira - 15.jun.2011/Efe
Ministra de Turismo do México, Gloria Guevara Manzo (centro), durante visita de promoção oficial a São Paulo
Ministra de Turismo do México, Gloria Guevara Manzo (centro), durante visita de promoção oficial a São Paulo

BRASILEIROS DISPARAM

Em 2009, o México recebeu 21,5 milhões de turistas. No ano passado, houve um incremento de 4,4%, com 22,4 milhões de viajantes.

Os brasileiros, no entanto, tiveram um salto significativo em viagens ao México neste mesmo período: 73%. Em 2010 foram 117.659 turistas do Brasil ante 68.219 de 2009. O Brasil ficou em 9º lugar no ranking mundial de emissores de turistas para o México em 2010.

"Gostaria de agradecer aos agentes e operadores pelos bons resultados que temos obtido com o mercado brasileiro e em segundo reforçar nosso potencial turístico", disse a ministra.

De acordo com ela, o país vive um momento de exaltação do turismo. O presidente Felipe Calderón declarou o ano de 2011 como o "Ano do Turismo no México".

Gerardo Garcia - 1º.fev.2011/Reuters
Casal caminha pela praia Marlin, em Cancun, no México
Casal caminha pela praia Marlin, em Cancun, no México

VISTO LIBERADO

Em fevereiro deste ano, foi firmado o Acordo Nacional pelo Turismo, pelo qual "governo, empresários e sociedade devem atuar em conjunto para a promoção do país". O decreto procuraria "alinhar todas as ações para converter o México em uma potência turística".

O acordo tem eixos estratégicos como: incrementar e facilitar o trânsito de passageiros; melhorar a infraestrutura; fortalecer a promoção do setor; incentivar o investimento público e privado; elevar a competitividade dos destinos e empresas turísticas; desenvolver o turismo sustentável; entre outros.

Um dos primeiros passos para facilitar o trânsito de passageiros do Brasil foi a dispensa do visto para viagens com até seis meses de duração.

Desde o fim do ano passado é possível obter, por meio do Sistema de Autorização Eletrônica (SAE), uma autorização válida por 30 dias para a entrada no país, que pode ser solicitada nos sites da Embaixada do México e dos consulados do Brasil.

O recurso do SAE é gratuito e válido para as viagens de turismo e negócios nas companhias aéreas que já aderiram ao sistema (Aeroméxico, Taca e Copa Airlines).

DESTINOS

Os lugares preferidos pelos brasileiros no México são Cancún, Cidade do México, Riviera Maya e Los Cabos. Mas o país busca ampliar o leque divulgando as "Rutas de México", com roteiros como "A cultura do vinho e o aquário do mundo", "O Mistério e a Origem dos Mayas", "Tarahumaras milenários", "A arte do tequila e a música sob o sol", entre outras.

Como trunfos para se divulgar, o México ressalta seus mais de 3.000 anos de história, ser uma das nações com maior biodiversidade do mundo; ocupar o primeiro lugar em reservas arqueológicas, com mais de 30 mil sítios; e ter mais de 110 mil monumentos históricos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página