Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2011 - 10h30

"Guia Verde" do RJ é lançado em português

DE SÃO PAULO

O "Guia Verde" da Michelin sobre o Rio de Janeiro saiu na dianteira em dois quesitos: é o primeiro dedicado a um Estado da América Latina, e, avisa a capa do volume, o primeiro da coleção com versão em português.

Lançado com o apoio do governo do Estado, o volume traz sua tradicional classificação em estrelas para as atrações turísticas, na qual uma estrela significa "interessante", duas, "recomendada", e três, "altamente recomendada".

Após um retrato do Rio de Janeiro hoje, o guia traz uma introdução à história e à cultura do Estado, com uma linha do tempo detalhada, indo do descobrimento até 2006, com a reeleição de Lula à Presidência.

Há também seções sobre arte e cultura e sobre a natureza. A seção "Planeje sua viagem" é bastante completa, incluindo uma espécie de "prévia" das atrações.

A porção dedicada à capital é dividida em seis partes: centro histórico e arredores; partes altas do Rio; zona sul perto da baía; praias da zona sul; lagoa e arredores e praias da zona oeste.

Outros locais turísticos do Estado --que ocupam bem menos espaço que a capital-- estão no capítulo "Excursões", que aborda a baía de Guanabara e Niterói, Búzios, Ilha Grande, Paraty, Petrópolis e o Vale do Café.

A seção de hospedagem dá dicas sobre como escolher o bairro certo e divide os endereços pelas regiões da cidade delimitadas pelo guia. Há, é claro, endereços nas outras cidades abordadas também. O capítulo "Diversão" é organizado da mesma maneira. Ambos classificam as atrações por faixa de preço.

*

GUIA VERDE MICHELIN RIO DE JANEIRO
EDITORA Michelin APA
QUANTO R$ 30 (286 págs.)

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página