Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2011 - 08h10

Rapel oferece chance para curtir a natureza nas alturas

DE SÃO PAULO

O rapel é uma atividade de aventura que permite ao turista curtir uma vista panorâmica das paisagens situadas ao redor do local escolhido para a descida em corda.

Normalmente realizado em paredões naturais, cavernas, poços e furnas, a diversão fica por conta do contato com a natureza e da sensação de liberdade proporcionada.

O rapel é praticado em ambientes secos, ao contrário do chamado canionismo.

João Wainer -11.dez.2003/Folhapress
Praticante de rapel em região entre São Sebastião e Caraguatatuba em descida de 80 metros
Praticante de rapel em região entre São Sebastião e Caraguatatuba em descida de 80 metros

NO SEU RITMO

Uma característica bastante interessante do rapel é que a duração do deslizamento depende diretamente do praticante. A dica é descer sem pressa para realizar uma atividade contemplativa e aproveitar ao máximo o momento na natureza.

O rapel em positivo tem os pés apoiados na rocha; em negativo, prevê a descida pela corda em um vão livre, sem a necessidade de encostar pernas e braços na rocha. O negativo é ideal para pessoas com mobilidade reduzida, pois neste caso é possível descer sentado em uma cadeirinha.

Amazônia, Chapada dos Veadeiros (GO), Serra do Cipó (MG), e as cidades de Lençóis, na Chapada Diamantina; Bonito (MS); Cuiabá (MT); e até as metropolitanas São Paulo e Rio de Janeiro são locais indicados pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) para a prática.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página