Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/08/2011 - 07h50

Uma década após atentados de 11/9, turismo americano tenta retomar crescimento

DE SÃO PAULO

A associação U.S. Travel, dedicada à promoçao do turismo nos Estados Unidos, aproveitou a proximidade do décimo aniversário dos atentados de 11/9 para discutir o impacto desse evento na indústria turística do país e propor novas formas de incentivar viajantes de todo o mundo a escolherem os Estados Unidos como destino.

De acordo com a associação, enquanto o número de viagens de longa distância em todo o mundo cresceu 40% na última década, viagens transoceânicas para destinos nos Estados Unidos cresceram apenas 2% no mesmo período. Apesar de o número de viajantes ter aumentado em todo o mundo, a participação americana no mercado de turismo global caiu de 17% em 2000 para 12,4% em 2010.

Para retomar o crescimento do setor, a U.S. Travel lançou uma série de princípios com o objetivo de eliminar as dificuldades enfrentadas pelos turistas na hora de viajar aos Estados Unidos, sem colocar em risco a segurança em voos e aeroportos.

Entre as medidas propostas, estão a diminuição do tempo de espera nos aeroportos, maior facilidade para o turista obter e renovar o visto para os Estados Unidos e medidas mais eficazes de segurança, que não façam o viajante perder um tempo excessivo nos aeroportos nem se sinta desencorajado a viajar para o país.

Mario Tama/France Presse
Vista noturna da cidade de Nova York, palco dos atentados de 11/9
Vista noturna da cidade de Nova York, palco dos atentados de 11/9

Durante a última década, o turismo de negócios teve uma queda de 21%, só voltando a crescer em 2010. Até 2014 a expectativa é de que as viagens de negócios tenham um crescimento pequeno porém contínuo, aumentando entre 1,2 e 1,7% anualmente.

O turismo de lazer foi o único que manteve taxas mais altas, apesar de ter crescido apenas 17% desde 2000. A U.S. Travel espera que esse tipo de turismo tenha um crescimento anual em torno de 2% até 2014, taxa considerada abaixo da capacidade do país.

Se o ritmo de crescimento verificado antes dos atentados tivesse se mantido, na última década o país teria recebido 78 milhões de turistas a mais, que injetariam US$ 606 bilhões na economia americana, contribuindo para a geração de mais de 467 mil empregos anualmente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página