Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2011 - 11h30

Tomar vacina é fácil no Ambulatório do Viajante do HC-SP

SILVIO CIOFFI
EDITOR DE TURISMO

Tomar a vacina contra a febre amarela é fácil, rápido e absolutamente indolor.
A despeito do aspecto de "pátio dos milagres" do complexo do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo, para onde convergem uma multidão de pacientes, acidentados e doentes de todas as partes do Brasil, o atendimento é célere no Ambulatório do Viajante, na rua Enéas de Aguiar, 155, 4o andar, sala 8. Na verdade, o mais difícil por ali é estacionar o carro, sendo aconselhável, portanto, ir ao local de condução.

Em quinze minutos, a reportagem da Folha foi vacinada e recebeu o Certificado de Vacinação ou Profilaxia chancelado pela Anvisa (www.anvisa.gov.br) que, impresso em inglês e português, é válido por dez anos e deve ser apresentado em viagens internacionais junto do passaporte do portador.

O Ambulatório do Viajante do HC abre das 7h30 às 16h, o tel. local é o 0/xx/11/2661-6392. Mas, ali, é bem mais difícil obter informações pelo telefone sobre procedimentos do que tomar vacina...

NÃO PERCA A VIAGEM

Um cartaz pregado na parede esclarece que, sim, há restrições importantes para quem pretende se vacinar contra a febre amarela. Assim, antes de se dirigir ao ambulatório, certifique-se estar munido de carteira de identidade (RG) ou de carteira de motorista (CNH).

E saiba que não devem ser vacinados contra a febre amarela indivíduos com imunodeficiências, tais como portadores de HIV, de câncer ou que tenham passado por transplantes de órgão.

Também não devem tomar tal vacina as pessoas que fazem uso de remédios corticoides e os imunodeprimidos, como os que estejam sendo submetidos a tratamentos à base de quimioterapia ou à radioterapia.

Idem, não devem ser vacinadas contra a febre amarela as gestantes e as mulheres em período de amamentação, sendo também a vacinação contraindicada para quem vai engravidar no período de um mês após a vacina.

Outra restrição importante diz respeito às pessoas que têm grave alergia a ovo ou aos derivados de frango. Assim, uma vez por lá, assunte bem se você não se enquadra em uma dessas categorias não recomendadas para a vacinação contra a febre amarela, exigida para a entrada em países como Austrália, Colômbia, Costa Rica, Egito e África do Sul.

Ao fim da vacinação, feita com seringa e agulha minúsculas, a atendente alerta para a possibilidade de uma pequena reação febril ou indisposição cerca de cinco dias depois de tomar a medicação.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página