Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2006 - 01h31

Imperatriz leva literatura francesa ao sambódromo

Publicidade

da Folha Online

A Imperatriz Leopoldinense levou na madrugada desta segunda-feira a literatura francesa à Marquês de Sapucaí. Com o enredo "Um por todos, todos por um", a escola contou a história do líder revolucionário Giuseppe Garibaldi (1807-1882), que participou da Revolução Farroupilha, no sul do Brasil.

Garibaldi, que está na saga do escritor francês Alexandre Dumas (1802-1870), é considerado o quarto mosqueteiro. Apesar de ter sua história contada por Dumas, o líder não foi citado como colega de Aramis, Athos e Porthos --os verdadeiros mosqueteiros.

O ator Murilo Rosa desfilou no carro abre-alas da escola, representando Garibaldi. Atualmente, ele pode ser visto na novela "Mandacaru", exibida na Bandeirantes.

Até chegar às alas que mostravam o amor pela liberdade e a coragem do idealista Garibaldi, a escola deu ênfase à nobreza francesa de séculos passados. Mulheres com vestidos longos e chapéus dividiram espaço no sambódromo com espadachins --eles, devidamente equipados com capas e chapéus com plumas.

Um dos destaques ficou por conta da comissão de frente, formada também por 15 espadachins. Na coreografia, eles usaram cavalos montados sobre a estrutura de triciclos. Segundo o coreógrafo Fábio de Melo, estes integrantes representavam o "herói romântico".

"Gostei da idéia de trabalhar com essa visão romântica do último herói. A coragem e o idealismo de Garibaldi realmente impressionam. Sem contar que ele faz parte da história do Brasil", disse Rosa Magalhães, a carnavalesca da escola.

Ao contrário do que aconteceu com a Rocinha, a Imperatriz não se apresentou com chuva --ela deu uma trégua antes do desfile. Ainda na concentração, muitos integrantes da bateria tentaram se abrigar da chuva em banheiros químicos.

A Imperatriz conta com 3.500 integrantes e 30 alas.

Desfiles

Antes Imperatriz, o Salgueiro e a Rocinha passaram pelo sambódromo. Depois, desfilam Caprichosos de Pilares, Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor.

Na segunda-feira é a vez de Porto da Pedra, Mangueira, Viradouro, Mocidade Independente, Unidos da Tijuca, Império Serrano e Portela.

Leia mais
  • Rocinha polemiza ao falar de dinheiro e felicidade no Rio
  • Salgueiro leva toque futurista e show de cores em abertura do Grupo Especial
  • Anônimos mascarados transformam Carnaval de Bezerros

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página