Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2006 - 07h42

Com homenagem aos brasileiros, Portela encerra desfiles no Rio

Publicidade

da Folha Online

A Portela começou seu desfile na Marquês de Sapucaí já na manhã desta terça-feira sob forte chuva --cerca de 50 minutos depois, ela parou. A última escola a se apresentar no segundo dia do desfile do Grupo Especial do Rio falou sobre o jeito dos brasileiros, ao som do samba-enredo "Brasil, marca tua cara e mostra para o mundo".

Ao contrário do que aconteceu no ano passado --quando a Velha Guarda não participou do desfile --, a agremiação deu agora total destaque a esses integrantes. Eles vieram sobre o carro abre-alas, que tinha uma águia, o símbolo da escola.

Esta ave também esteve presente na comissão de frente, que mostrava as diversas origens do povo brasileiro. De um lado, as fantasias dos integrantes mostravam a águia. Quando eles viravam de costas, apresentavam ao público a imagem de índios e negros.

Assim como as alas, os carros trataram do tema "mistura". Um deles, que mostrava diversos aspectos da arte brasileira, era formado por elementos presentes nas obras de Aleijadinho e Tarsila do Amaral. O último carro --"A cara do Brasil - alegria, felicidade e competência"-- tinha um boneco parecido com Ayrton Senna e um folião, representando o Carnaval. Entre as celebridades homenageadas também estavam Pelé, Chacrinha e Santos Dumont.

Um dos destaques fica por conta do produtor musical Quincy Jones, responsável por reger a bateria até o primeiro recuo. Depois, ele subiu no carro alegórico do orgulho negro.

Paulinho da Viola, que sempre desfila pela escola, afirmou ter participado pouco dos ensaios neste ano, por conta de viagens. O músico disse também que a Portela tomou diversas providências para evitar uma fatalidade como a do ano passado, quando escapou por pouco do rebaixamento.

A escola contou com 4.000 integrantes e 36 alas.

Desfiles

Antes da Portela, desfilaram Porto da Pedra, Mangueira, Viradouro, Mocidade Independente, Unidos da Tijuca e a Império, na segunda noite de desfiles do Grupo Especial.

Ontem, passaram pelo sambódromo Salgueiro, Rocinha, Imperatriz Leopoldinense, Caprichosos de Pilares, Vila Isabel, Grande Rio e Beija-Flor.

Leia mais
  • Viradouro mostra carros alegóricos "duas caras" no Rio
  • Mangueira comemora Carnaval com carrancas e procissão
  • Carro quebra e Porto da Pedra pára no sambódromo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carnaval
  • Leia a cobertura completa sobre o Carnaval 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página