Tribunal rejeita recursos de 47 russos contra proibições olímpicas

O mais alto tribunal esportivo rejeitou os recursos apresentados por 45 atletas russos e dois treinadores, proibidos de participar dos Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang (Coreia do Sul). Eles foram banidos pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) no ano passado, após o escândalo de doping em que o país foi envolvido.

A decisão foi anunciada nesta sexta (9), menos de nove horas antes da cerimônia de abertura das competições, que seguirão até o dia próximo dia 25. Segundo a corte, a punição foi mantida porque há provas das acusações de doping nos esportes russos, além do COI poder estabelecer padrões sobre os participantes dos jogos sob sua organização.

Matthieu Reeb, secretário-geral da CAS (Corte Arbitral do Esporte), disse que o processo do COI não pode ser descrito como uma sanção, mas sim como uma decisão de elegibilidade.

O Comitê Olímpico Internacional emitiu nota comemorando a decisão.

Apesar das restrições à Rússia, 168 atletas do país foram convidados a participar das Olimpíadas de Inverno, mas utilizando uniformes neutros e com a bandeira olímpica.

Até a divulgação da decisão, atletas russos espalhados por vários campos de treinamento na Rússia e na Ásia estavam prontos para voar para a Coréia do Sul para competir. Esta é a primeira vez na história que uma nação é proibida de participar de uma Olimpíada, seja ela de Verão ou de Inverno, por causa de doping.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.