Próximo Texto | Índice

TRAPALHADA DE NOVATOS
Prefeitura renova contrato do lixo e bairros ficam sem coleta





SILVIA AMORIM
Pelo menos cinco regiões das zonas leste e sul da capital estão desde quarta-feira sem o serviço. O motivo é a troca das empresas responsáveis pela limpeza.

Os bairros de Vila Formosa, Vila Prudente, Aricanduva e Mooca (todos na zona leste) e Ipiranga (zona sul) são os mais afetados. O problema foi confirmado ontem pelas administrações regionais responsáveis por essas áreas. Elas justificaram a falta de coleta nas regiões com a inexperiência das novas empresas contratadas pela prefeitura em caráter de emergência. Para a região de Ipiranga e Vila Prudente, a nova empresa responsável pelo serviço é a Queiróz Galvão, contratada por R$ 1,2 milhão. Anteriormente, o serviço era feito pela Vega. A Transpolix serve a região de Vila Formosa, Aricanduva e Mooca por R$ 990 mil. Ela substituiu a Marquise. O Agora entrou em contato com a Transpolix ontem à tarde. Uma funcionária informou, no entanto, que a direção da empresa não poderia atender a reportagem porque estava reunida para resolver o problema da coleta. As 13 empresas contratadas para a coleta de lixo na capital deveriam ter começado a coleta anteontem, conforme previa o contrato. No entanto, muitos locais que deveriam ter tido a coleta na quarta-feira amanheceram ontem com os sacos de lixo pelas calçadas e ruas. É o caso a rua Curupacê, Mooca (zona leste), que não havia tido o lixo recolhido até as 17h de ontem. A reportagem ligou para a administração regional da Mooca e recebeu a informação de que o problema não era localizado e que muitos moradores estavam se queixando. O setor responsável pela fiscalização do serviço na regional da Vila Prudente também confirmou a falha e disse que a causa era o fato de a nova empresa ser "novata" e não conhecer muito bem a área. A mesma explicação foi dada pela regional do Ipiranga. Os novos motoristas dos caminhões de lixo, por não conhecerem as ruas, se atrapalharam, o que acabou atrasando o serviço. Na Vila Formosa, o acúmulo de sacos era tão grande ontem que os moradores chegaram a pensar que os lixeiros estivessem em greve. "Eles nunca atrasaram e ontem (quarta-feira) ninguém passou aqui", disse a dona-de-casa Maria da Silva. Já a dona-de-casa Conceição Carine disse que na última segunda-feira os antigos lixeiros avisaram que aquele seria o último dia de trabalho deles. "Eles contaram que a coleta iria ser feita por outra empresa a partir de quarta. Mas ninguém veio até agora e os sacos de lixo estão nas calçadas. Se não vierem amanhã (hoje) não sei o que a gente vai fazer", comentou Conceição. O serviço de fiscalização da prefeitura informou que recebeu ontem reclamações de moradores apenas sobre a falta da coleta de lixo na Mooca, Vila Formosa e Aricanduva. O problema nos bairros do Ipiranga e Vila Prudente não teriam chegado ao conhecimento das regionais.




RESPOSTA 1



Prefeitura
confirma falha na limpeza


A assessoria de imprensa do Limpurb (departamento de limpeza urbana da prefeitura) informou que será aberto um processo administrativo para apurar as denúncias de falta de coleta. O departamento informou ainda que durante todo o dia de ontem o disque Alô Limpeza recebeu reclamações de moradores da Vila Formosa, Aricanduva e Mooca (zona leste), área de responsabilidade da empresa Transpolix. O Limpurb não confirmou a informação das administrações regionais de que as novas empresas responsáveis pela coleta seriam inexperientes, além de não conhecerem a região para a qual vão prestar serviço. O departamento disse que já colocou ontem mesmo ficais nas regiões afetadas e que só irá se manifestar após a elaboração de um relatório sobre as denúncias. Se confirmadas as falhas, as empresas podem ser multadas, advertidas ou, até mesmo, perder o contrato com a prefeitura. Segundo o Limpurb, o disque Alô Limpeza recebe diariamente cerca de 350 reclamações. Após uma triagem, aproximadamente 200 são encaminhadas para averiguação. (SA)



RESPOSTA 2


Empresas não comentam o atraso



A reportagem entrou em contato com as empresas Transpolix e Queiróz Galvão mas nenhuma delas quis se pronunciar sobre a falha na coleta de lixo.
Por três vezes o Agora tentou falar com a direção da Transpolix, responsável pelo serviço de limpeza na Vila Formosa, Mooca e Aricanduva. Na última tentativa, uma funcionária informou que a direção da empresa não poderia atender a reportagem porque estava reunida para discutir a falta de coleta de lixo em alguns locais da região.
A sede paulista da empresa Queiróz Galvão, do Rio de Janeiro, informou que apenas a matriz carioca poderia comentar o assunto por meio da sua assessoria de imprensa.
Por volta das 19h de ontem, a reportagem entrou em contato com a assessoria e foi informada de que não havia mais ninguém para esclarecer as denúncias. (SA)


Próximo Texto: Emprego e saúde encabeçam pedidos a santo Expedito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.